16 de dezembro de 2015
Kuba receberá o investimento anjo de R$ 120 mil dos membros da banca julgadora, incluindo investidores do Gávea Angels
Um fone de ouvido de alta qualidade, com design diferenciado, feito com arco de madeira e peças substituíveis. Esse é o Kuba, projeto vencedor do Momento Pitch. O evento apresentou os melhores planos de negócio do curso Meu Futuro Negócio, realizado com alunos e ex-alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio).
Este ano a iniciativa atingiu um feito inédito ao anunciar o primeiro aporte em um projeto finalista durante o evento. O Kuba receberá o investimento anjo de R$ 120 mil dos membros da banca julgadora, incluindo investidores do Gávea Angels e da ACRUX Capital. Além disso, o empreendimento ganhou um curso de capacitação no exterior. O investimento será liderado pela investidora-anjo Camila Farani que afirma Esse é um momento histórico pois aqui sai consagrado um negócio concebido no âmbito universitário e ainda investido por investidores renomados do ecossistema. Acredito cada vez mais no poder transformador do empreendedorismo como um meio e não o fim.
O Biko, que produz hashis descartáveis para a indústria alimentícia, o Sensores Sol, ferramenta de análise de integridade de estruturas com monitoração remota, e o Tymo, aplicativo integrador de funcionalidades que facilitam a organização do dia a dia, ficaram respectivamente com as 1ª, 2ª e 3ª colocações entre os melhores planos de negócios. Eles serão contemplados com seis meses de pré-incubação no Instituto Gênesis, da PUC-Rio.
De acordo com Daniela Balog, responsável pela área de Empreendedorismo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o alto nível de qualidade dos grupos finalistas mostra a força da cultura empreendedora: São ideias que se transformaram em projetos muito bons. Foram meses intensos de encontros empresariais para que eles chegassem até aqui. Desejamos que esses jovens sejam agentes de transformação.
Meu Futuro Negócio
O curso Meu Futuro Negócio fomenta o desenvolvimento de jovens empreendedores no estado do Rio e é promovido pelo Sistema FIRJAN por meio do IEL, em parceria com o Instituto Gênesis.
O objetivo dessa iniciativa, que já completa quatro edições, é trazer conhecimento para os alunos de maneira a ajudá-los a colocar ideias em prática na forma de negócios, explicou Alberto Besser, superintendente do IEL.
Após três meses de capacitação, os projetos que mais se destacaram foram selecionados para o Momento Pitch, ocasião em que se apresentam para uma banca julgadora formada por empresários, empreendedores, acadêmicos e investidores.
Em 2015, além da PUC-Rio, participou do projeto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incluindo o campus Fundão. O Momento Pitch foi realizado em 15 de dezembro, na sede da FIRJAN.
InfoMoney – SP