15 DE DEZEMBRO DE 2015 0:20
A crise derrubou a demanda por celulares e computadores. O volume vendido desses produtos neste ano ficou no mesmo nível registrado no fim da década passada, segundo projeções da consultoria IDC, divulgadas pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). Os avanços registrados em anos recentes foram apagados pela recessão econômica e pela disparada do dólar.
Isso tem um impacto no acesso das pessoas à internet.
No ano passado, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira teve acesso à rede mundial. O percentual chegou a 54,4%, segundo o IBGE. Mas o smartphone, principal instrumento para ampliar o acesso entre a população de menor renda, registrou queda nas vendas no Brasil pela primeira vez na história.
As vendas de celulares no Brasil devem cair 27% este ano, chegando a 51,4 milhões de unidades, volume menor do que os 52,8 milhões vendidos em 2010. A queda nos smartphones será de 13%, depois de um crescimento de 55% em 2014. No mercado de computadores e tablets, o cenário é ainda pior. A contração do mercado já havia começado em 2014, seguindo tendência mundial. (AE)
O Sul on-line – RS