Índice de Performance do Varejo, calculado pela SBVC e pela FX Retail Analytics, mostra aumento do fluxo de clientes nas lojas
Números divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela FX Retail Analytics mostram que o aumento da circulação dos consumidores nas lojas no final do ano teve um reflexo positivo no caixa das empresas. Houve aumento no fluxo e nas vendas tanto na comparação com novembro de 2019 quanto com dezembro do ano anterior.
Segundo o Índice de Performance do Varejo (IPV), elaborado a partir do monitoramento do fluxo de consumidores em lojas e shopping centers de todo o País, em dezembro de 2019 o fluxo de clientes em shoppings avançou 17,8% sobre novembro (quando já tinha subido 8,15% sobre outubro), enquanto nas lojas físicas a alta foi de 15,83% em dezembro e de 35,88% no mês anterior. Com isso, o setor fechou o ano completando três meses seguidos de elevação no fluxo de clientes na comparação com 2018.
“O ano de 2019 fechou com um bom crescimento das vendas, refletido pelo aumento das compras de final de ano”, afirma Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “Os centros de compra também aproveitaram as festas de fim de ano e registraram alta no fluxo de consumidores. Com a aguardada retomada econômica no país neste ano, a expectativa é que o índice suba ainda mais e reflita nas vendas”, explica Flávia Pini, CEO da FX Retail Analytics.
A análise completa do desempenho do fluxo de clientes no varejo está disponível no site da SBVC. Clique aqui e confira!
Fonte: Redação