Oferta eleva vendas, mas não é essencial para atrair clientes ou aumentar a frequência de visitas, nem para evitar que a pessoa migre para a concorrência
Essa é uma das conclusões de pesquisa recente realizada pelo banco de investimento UBS Equity Research Latam, com 500 consumidores de São Paulo, Porto Alegre e Salvador, das classes sociais B, C e D/E. Para a maioria dos entrevistados (mais de 60%), preço baixo é o fator determinante para iniciar compras em algumas lojas, enquanto promoção é o segundo principal fator, citado por cerca de 40% dos consumidores.
Na outra ponta, a maioria (mais de 50%), decide parar de comprar em alguma loja quando sua localização se torna inconveniente – distante do trabalho ou da residência –, e perto de 45% interrompe as compras quando os preços são altos. Só 5% das pessoas desistem de comprar em um supermercado quando as promoções são insuficientes.
O motivo que leva o público a comprar com maior frequência em algumas lojas também passa, principalmente, pelo preço (no caso, mais acessível). Essa foi a resposta de cerca de 45% dos clientes. Mais promoções geram aumento de frequência para aproximadamente 35% das pessoas.
Já o que diminui a freqüência a alguma loja são os preços menos acessíveis, isso para quase 50% dos pesquisados. Em segundo lugar, aparece menos dinheiro do consumidor para gastar com alimentos; em terceiro, menos conveniência para comprar ali; em quarto, preferência por outras lojas; e, em quinto e último lugar, menos promoções (cerca de 10% dos clientes).