Por Cesar Ferro | O varejo farmacêutico no Brasil é o mais equilibrado da América Latina. É o que aponta o estudo Outlook 2023, realizado pela Close-Up International. De acordo com a pesquisa, o país é o que demonstra maior harmonia entre os diferentes nichos.
Realidade bem diferente vivem mercados como a Argentina, que tem 75% de suas farmácias como independentes. No Equador e Chile, ao contrário, 85% dos PDVs pertencem a redes.
O Brasil é o mais acirrado e comparável apenas com o paraguaio. Por aqui, 48% dos PDVs são independentes, enquanto 52% fazem parte de alguma rede.
Varejo farmacêutico vendeu mais de US$ 69 bilhões
Outro dado levantado pela Close-Up International diz respeito às vendas no varejo farmacêutico. Nos últimos 12 meses até agosto, o mercado movimentou US$ 69 bilhões (R$ 336 bilhões) na América Latina.
O montante representa um avanço de 11,6% em comparação com o mesmo período de 2022, quando o total comercializado ficou na casa dos US$ 62,2 bilhões, algo em torno de R$ 320 bilhões na cotação da época.
As farmácias de rede seguiram com o protagonismo, centralizando 57% dos negócios, mas perderam 1% de mercado, em comparação com os dados do ano passado.
Fonte: Panorama Farmacêutico