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Nem a Amazon sabe como criar um quarto negócio para ser uma “empresa diferente”

Carrinhos vazios, produções caras e projetos abandonados marcam as tentativas da Amazon para diversificar seus negócios em uma nova direção

SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo by SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
7 de outubro de 2023
in Notícias
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Nem a Amazon sabe como criar um quarto negócio para ser uma “empresa diferente”

Por Rodrigo Loureiro | A Amazon está no topo da lista das empresas que entenderam que é melhor diversificar os negócios para não depender exclusivamente das receitas obtidas com as vendas em seu marketplace. Neste esforço, a companhia consolidou o serviço de assinatura Amazon Prime e a unidade de computação em nuvem Amazon Web Services (AWS).

Nos últimos anos, contudo, a empresa fundada por Jeff Bezos e comandada por Andy Jassy vem tentando criar um “quarto pilar” para seus negócios. Em uma conferência no ano passado, Jassy afirmou que, com a criação de mais um negócio de peso, a Amazon se transformaria em uma empresa “completamente diferente”.

O problema é que, diferentemente das apostas anteriores que já rendem dezenas de bilhões de dólares, a Amazon ainda não obteve o mesmo sucesso em uma quarta frente. Investimentos em áreas como saúde, logística, lojas físicas, publicidade, hardware e streaming ainda não entregaram o esperado.

Isso tem tirado a paciência de alguns investidores. “O desempenho recente não tem sido bom”, disse Hal Reynolds, chefe de investimento da Los Angeles Capital Management, ao The Wall Street Journal.

A principal crítica está em relação aos valores desembolsados nessas apostas. A rede de mercearias Whole Foods, por exemplo, custou US$ 13,7 bilhões para a varejista. O investimento tinha como objetivo colocar a Amazon na briga do varejo físico. Esse esforço contaria ainda com a abertura de livrarias e lojas Amazon Go e Amazon Fresh.

Seis anos se passaram desde a aquisição e essa expansão tem caminhado muito mais devagar do que o esperado. Nos últimos meses, a companhia decidiu fechar algumas de suas livrarias e lojas físicas e interrompeu a abertura de novas unidades.

A descontinuidade de algumas operações é uma resposta aos resultados obtidos até agora. Entre 2020 e 2022, a receita com vendas físicas cresceu menos de 20%. Nos outros três pilares (marketplace, Prime e AWS), o crescimento superou 40% no mesmo período.

Outra aposta cara tem sido em saúde. Somente no ano passado, a companhia investiu US$ 3,9 bilhões para comprar a 1Life Healthcare para entrar nos planos de saúde. Essa é a segunda tentativa da Amazon de entrar neste mercado, que costumeiramente era destacado por Jassy em seus discursos.

No ano passado, a companhia encerrou um esforço de três anos para a criação do Amazon Care, unidade que estava sendo criada em uma joint venture com a Berkshire Hathaway e o JP Morgan Chase. A ideia era investir em atendimento voltado para telemedicina e farmácia.

Até mesmo no streaming os gastos têm superado os retornos. A tentativa da companhia de ter um show de sucesso como Game of Thrones, produzido pela HBO, parece condenada ao fracasso. A primeira temporada de “The Rings of Power”, série baseada em “Lord of The Rings” custou US$ 715 milhões para a companhia e não obteve a audiência desejada.

Em esportes, a empresa também patina. Assim como no hardware, cuja aposta está em produtos integrados com a assistente de voz Alexa, parece estagnada e sem lançamentos impactantes desde os speakers inteligentes. Segundo o WSJ, essa divisão tem registrado prejuízos bilionários nos últimos anos.

Do outro lado está o investimento da companhia para aumentar seu negócio de advertising. Entre 2020 e 2022, a receita desta divisão somou US$ 37,7 bilhões. No segundo trimestre deste ano, essa divisão cresceu 22% ante o mesmo período do ano passado para uma receita de US$ 10,6 bilhões.

Logística também desponta como um negócio promissor. A unidade de entregas da Amazon tem tamanho e estrutura comparáveis ao de empresas especializadas neste segmento, como UPS e FedEx. A questão é saber se a Amazon irá expandir essa unidade para atender pedidos feitos em sites de terceiros e não apenas em seu marketplace. No ano passado, a empresa comprou a Total Express e entrou na corrida da última milha no Brasil.

Em um comunicado, a Amazon destacou o seu track record na criação de outros negócios e disse que “com uma boa execução e um pouco de boa sorte contínua” está otimista de que terá “várias oportunidades muito grandes para servir os clientes e proporcionar retornos financeiros nos próximos anos”.

Uma dessas oportunidades pode estar em inteligência artificial. O próprio CEO da companhia vem supervisionando diretamente o desenvolvimento de novas ferramentas com uso da tecnologia para serem utilizadas dentro da varejista.

Mesmo sem encontrar um “quarto negócio”, a Amazon vem obtendo um desempenho positivo no valor de suas ações. Desde o começo do ano, os papéis da varejista de Seattle acumulam alta de 64%. A companhia está avaliada em US$ 1,45 trilhão.

Fonte: Neofeed

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