SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Banco Midway: uma fintech na Riachuelo?

Renato Muller by Renato Muller
24 de novembro de 2018
in Notícias
A A

É quase uma nova lei do varejo brasileiro: estimuladas pela comoditização da tecnologia e pelos altos prêmios pagos às fintechs, as redes que possuem capilaridade e escala começam a se fazer a pergunta: por que não ter logo um banco? Afinal, o ‘profit pool’ é gigante, e os maiores concorrentes são lentos para reagir.

Ontem à noite, uma semana depois de anunciar um upgrade em sua governança corporativa, a Guararapes, a holding que controla as Lojas Riachuelo, disse que vai transformar sua financeira, a Midway, num banco que vai atender os clientes “através de uma ampla plataforma digital”.

Se bem executado, o plano deve levar os investidores a atribuir um maior valor à financeira na soma das partes que compõem a Guararapes, cuja ação poderia se beneficiar de múltiplos mais próximos aos dos bancos digitais, que têm alto potencial de crescimento.

Mas o plano também embute riscos. Ao ampliar sua prateleira de produtos e número de clientes, a Guararapes pode errar a mão no crédito e começar a colher prejuízos na forma de inadimplência — o que já aconteceu com inúmeros varejistas — ou aumentar seu custo e não conseguir escalar a operação.

A Guararapes está longe de ser novata em crédito. Ao contrário da maioria das varejistas — que se associaram a bancos ou venderam parte de suas financeiras para ganhar expertise em crédito ou reduzir o risco — a companhia sempre desenvolveu e operou a Midway sozinha.

Responsável pela gestão dos cartões Riachuelo e por produtos como crédito pessoal direto e venda de seguros, a Midway tem 30,5 milhões de cartões emitidos e 7,4 milhões de clientes ativos.

Dos R$ 500 milhões que a Guararapes deve lucrar este ano, R$ 200 milhões virão da Midway, e outros R$ 300 milhões da operação de varejo.

Não está claro se a Guararapes eventualmente pretende listar seu banco em separado, mas sua escala significa que o Midway já nascerá maior que bancos digitais como o Inter e o Agibank e startups como o Nubank, em métricas como número de clientes e tamanho da carteira de crédito.

Na comparação das carteiras de crédito, o Nubank lidera com R$ 4,7 bilhões, seguido pela Midway com R$ 3,6 bi, Banco Inter com R$ 2,9 bi, e Agibank com R$ 1,6 bi.

Em termos de patrimônio líquido, o da Midway é de R$ 675 milhões, o do Nubank é de R$ 800 milhões, e o do Inter, R$ 930 milhões, segundo o Banco Data.

Enquanto a Guararapes vale cerca de R$ 10 bilhões na Bolsa, o Banco Inter tem um valor de mercado de cerca de R$ 3,5 bilhões. Há alguns meses, o Agibank falava num ‘valuation’ perto de R$ 9 bilhões num IPO. E o Nubank, que ainda dá prejuízo, foi avaliado em US$ 1 bilhão numa rodada recente.

No último trimestre divulgado, a Midway faturou R$ 554 milhões, um crescimento de quase 30% na comparação anual. O lucro líquido foi de cerca de R$ 57 milhões. A Midway já responde por uma fatia importante do resultado da holding há quase uma década.

Este ano, quase 50% das vendas das 308 lojas Riachuelo foram feitas com os cartões.

A Guararapes já havia dado sinais de que aumentaria o foco na Midway. Este ano, quando Flávio Rocha foi para o conselho, Oswaldo Nunes foi nomeado CEO da Riachuelo e Newton Rocha, CEO da Midway — a primeira vez que o papel de liderança foi dividido em dois.

Fonte: Brazil Journal

89
Tags: bancofintechRiachuelo
Previous Post

Uso de smartphones para compra duplica na população 60+

Next Post

A crise na Saraiva é culpa do “mundo moderno”?

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

A crise na Saraiva é culpa do “mundo moderno”?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.