De acordo com o Radar Scanntech, crescimento do varejo vem sendo impulsionado pelo aumento acelerado de preços
Por Renato Müller
O Radar Scanntech de setembro revela um crescimento no acumulado do ano de 5,9% no Varejo Alimentar. Todos os canais apresentam variação positiva, com destaque para Atacarejo Regional, com 8,7% de alta.
Em setembro, as vendas cresceram 4% contra setembro 2020, acelerando se comparado a agosto. Este crescimento é puxado por um aumento no ticket médio. O número de transações se manteve estável neste período. O ticket médio foi impulsionado pelo aumento acelerado de preços em 2021, que segue alto em setembro com variação positiva de 1,2% em relação a agosto e atingindo um aumento total de 14% no acumulado dos últimos 12 meses.
De acordo com Tiago Vavassori, responsável pelo levantamento, “O Atacarejo regional se mantém como destaque de crescimento, ganhando participação de mercado no acumulado do ano. Este canal é alavancado por sua performance nas regiões Norte, Sul e em São Paulo. Enquanto nas regiões Nordeste, Centro-oeste e demais estados do Sudeste o crescimento foi puxado pelos supermercados. Em setembro, chama a atenção que os supermercados retomam crescimento após um agosto mais fraco, enquanto o Atacarejo regional entregou sua menor taxa de crescimento no ano”.
Escolha do Consumidor
Os números acumulados retratam algumas escolhas dos consumidores: itens de mercearia básica tiveram alta de 13% e os perecíveis de 9,2%, contribuindo com 76% do crescimento das vendas. Já os produtos de perfumaria (com -3,3%) e bebidas (-1,7%), concentram 78% da retração. A movimentação do setor segue alavancada por aumento de preços, uma vez que apesar do crescimento em valor, todas as cestas, exceto Pet e Tabaco, apresentam retração em unidades.
É importante destacar que, do início do ano até setembro, algumas categorias de produtos cresceram acima da média e tiveram destaque nas vendas: alcoólicos como Gin (43%), Whisky (29%) e Licor (15%); produtos do dia a dia, como bebidas vegetais (41%), frutas in natura (19%) e café premium (16%); itens de praticidade e saudabilidade, como empanados Steak (35%), lanches prontos (25%), barras de cereal saudável (50%) e suplementos (46%); e, ainda, produtos Pet, como alimentos para gatos (19%) e cães (14%); e itens de limpeza, como balde plástico (54%) e lava louças em pó (31%).
Black Friday
De acordo com os números do Radar, na semana da Black Friday as bebidas vendem 12% a mais e os itens de bazar 21% a mais em relação a outras semanas do mês.
Tiago Vavassori explica que agora é a hora do varejo alimentar se preparar para a Black Friday. “Os destilados continuam em crescimento, mesmo com um ano marcado pelo aumento nos preços e a queda de volume de vendas. A Black Friday pode ser uma boa alternativa para impulsionar ainda mais essas vendas”.
Veja as categorias que mais têm alta de vendas na semana da Black Friday versus a média do ano no Brasil:
Whisky – 203%
Eletrodomésticos – 180%
Gin – 162%
Energéticos – 72%
Champagne – 51%
Café em cápsulas – 44%
Vodka – 32%
Radar Scanntech
Para mais detalhes do Radar Scanntech de setembro de 2021 e conhecer as dicas para o período, acesse www.scanntech.com.br
A base de pesquisa do Radar Scanntech é composta por supermercados nacionais e regionais e Atacarejos Regionais, que representam 77% e 35% do faturamento reportado de 2020 desses canais de venda, respectivamente. São analisadas 314 categorias de produtos, divididas em 10 famílias: Bazar, Bebidas, Limpeza, Mercearia, Outros, Perecíveis, Perfumaria, Pet, Tabaco e Têxtil, que processam mais de 700 milhões de tickets ao mês.
O Radar estuda e verifica os períodos de abertura, acumulado do ano, mensal e semanal. As variações dizem respeito ao mesmo período do ano anterior e trazem detalhes de cada categoria e região, analisando variáveis como: Consumo (vendas em Reais e unidades); Importância (representatividade de vendas em Reais) e Ticket médio (em Reais por ticket e quantidade de tickets).
Fonte: SBVC