Categoria é vista pelo marketplace como uma de suas principais oportunidades de crescimento no mercado brasileiro
Lançada em abril de 2020, a categoria de supermercado é vista pelo Mercado Livre como uma das principais oportunidades de crescimento no Brasil. Em julho deste ano, quando foi organizada uma campanha de aniversário, a seção teve um salto de 850% no número de alimentos e bebidas vendidos, em relação ao mesmo período do ano passado. “Um dos segmentos que mais se destacou no último ano foi o de bens de consumo. Enquanto o e-commerce representava aproximadamente 11% do varejo total em 2020, apenas 1% das vendas de alimentos e bebidas eram realizadas digitalmente – dado que reforça o potencial de crescimento do setor”, revela, com exclusividade ao Jornal Giro News, Kael Lourenço, Head de Marketplace do Mercado Livre no Brasil.
Novos Sellers na Categoria
Segundo o executivo, a plataforma tem mais de 12 milhões de vendedores. “Deste total, 0,3% vendem nas seções de supermercado. Em junho, firmamos parceria com o GPA, inicialmente, por meio da bandeira Pão de Açúcar.” A página de supermercado do Mercado Livre possui mais de 60 mil produtos, de companhias como Nestlé, P&G, J&J, Heineken, Reckitt, Unilever Alimentos, 3 Corações e Danone. “Somamos mais de 3,5 milhões de compradores/ano, de bens de consumo em geral, e seguimos com o objetivo de oferecer um sortimento mais amplo, especialmente nas seções de alimentos básicos, limpeza, higiene pessoal e bebidas”, ressalta Kael.
Gerenciamento de Logística
Na categoria de supermercado, os produtos são comercializados através do modelo Fulfillment, em que o Mercado Livre fica responsável por todo o processo logístico do vendedor, desde o estoque até a entrega ao consumidor. “As entregas Full acontecem no mesmo dia para mais de 50 cidades do Brasil, cujos CEPs cobrem 20% das vendas da companhia, e em um dia para mais de 2,1 mil cidades, alcançando 75% dos envios. Já as entregas em até dois dias atingem 4,7 mil cidades do país, cobrindo 90% dos envios”, detalha. Para Kael, essa frente de atuação visa atender uma tendência fortalecida pela pandemia, quando o segmento de bens de consumo passou a ser prioridade para a população.
Fonte: Giro News