Na última semana fui convidado, junto com outros colegas, a participar de um painel na sessão plenária da 18ª Convenção do Franchising da ABF. O tema central do nosso painel abordou uma recente visita técnica e imersão no mercado chinês de varejo e franquias.
Dentre muitos aprendizados e enormes desafios que trouxe na bagagem, pude resumir no painel da Convenção o que mais, ao meu ver, nos desafia e desafiará nas redes de franquias: continuar pensando e agindo em forma de rede, porém, num mundo onde a velocidade da transformação digital nos afronta a cada dia, ter em mente que não há mais tempo para idas e vindas, negociações infinitas, verificações, validações, etc e tal.
Temos que nos moldar ao atual mundo da cultura da transformação digital, e rápido. O foco, a disciplina e o pragmatismo serão imperativos para o sucesso dessa (r)evolução.
Quando afirmei que o PDV morreu (loja física) me referi ao modelo mental de gerir uma loja, ou escola, no nosso caso. Porque pra mim fica claro e evidente que o consumidor atual quer conveniência e experiência. A loja física pode – e deve – proporcionar a experiência de consumo aos seus clientes. Ser conveniente é um espaço cada vez mais conquistado pelo mundo digital. Mas é ai que reside o segredo da fórmula daquela cola que tanto gostamos.
A evolução do PDV para PDE ou ainda, PDEC – Ponto de Experiência e Conveniência.
Tudo bem que a conveniência do digital chega a ser quase imbatível no “mundo dos sem tempo” mas você pode ser muito conveniente também no seu ambiente físico.
A loja física ou escola física não deixarão de existir se trouxerem a real experiencia da marca e a conveniência que o mundo cotidiano nos traz. Nesse formato, a interação com a marca se torna 360 graus, onde a comunicação aborda, o digital recebe em primeiro plano e o físico traz a experiência que conquista, fideliza e mantém o cliente na sua marca.
Mas como? voltemos à casinha inicial e vejamos se estamos sorrindo no olhar para as pessoas, se nossas escolas e lojas estão ouvindo seus clientes e fazendo daqueles momentos de interação, momentos de extrema valia para ele ali estar. só um exemplo….bem pequeno…
Estamos muito atentos a essas transformações e seus impactos. E nos preparando cada vez mais. Mundo conectado, gente conectada, gente humanizada. Por trás de todo cliente há uma pessoa…e ela é o ser mais importante de nossas vidas naquele momento de interação com a marca. Os momentos da verdade!
Que estamos em um mundo de constante mudança, transformação, evolução…estamos. Só e preciso manter a calma, reconhecer isso de fato, saber do que se trata, tratar o que tiver que ser tratado e continuar em frente tratando as pessoas como pessoas.
Tomara que não chegue tão cedo o tempo da solidão solidária…onde as pessoas se esquecerão que o mundo é feito de gente e precisamos entender e cuidar de gente para ter “algo diferente” nas nossas vidas….
E lembre-se: a dose de China lá do começo do nosso papo: Foco, Disciplina e Pragmatismo, ou simplesmente…..FDP.
Fonte: LinkedIn