Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » GPA aprova cisão da rede de atacarejo Assaí

GPA aprova cisão da rede de atacarejo Assaí

Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a subsidiária Sendas informaram nesta manhã que aprovaram a proposta de reorganização societária para realizar a cisão da rede Assaí das demais atividades de varejo tradicional do grupo.

Segundo o comunicado, o propósito da reorganização é liberar o pleno potencial dos negócios da rede Assaí das demais atividades de varejo tradicional, permitindo que operem de forma autônoma, com administração separada e foco nos seus respectivos modelos de negócios e oportunidades de mercado.

A proposta, aprovada pelos conselhos de administração das duas companhias, será submetida à aprovação dos acionistas por meio de assembleias gerais extraordinárias de ambas as empresas, convocadas para o dia 31 de dezembro de 2020.

Os acionistas do Sendas irão decidir sobre a cisão do grupo, que irá transferir o controle da rede colombiana de supermercados Éxito para o Grupo Pão de Açúcar, e assumir o controle integral da rede de atacarejo Assaí.

Após a reorganização, a Sendas será o maior pure player no segmento de atacarejo brasileiro de alto crescimento, com cerca de 185 lojas no final de 2020 e atuação nacional.

Já o GPA, junto com Éxito, será uma das maiores plataformas de varejo alimentar na América Latina, com mais de 1.300 lojas em 4 países do continente, excluindo postos e drogarias, com significativa participação de mercado e marcas fortes no Brasil e na Colômbia (Extra, Pão de Açúcar, Exito, Carulla, entre outras).

O procedimento de reorganização também inclui um aumento de capital de R$ 684,7 milhões do Sendas, realizado em bens, dinheiro e créditos, e o reconhecimento de ativos e passivos decorrentes de operações entre GPA e Sendas que totalizam valor líquido de R$ 163,116 milhões.

Fonte: Valor Econômico