SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Fluxo de clientes no varejo se aproxima dos níveis pré-pandemia

Renato Muller by Renato Muller
24 de julho de 2022
in Notícias
A A
50% das promoções no varejo são desnecessárias, aponta pesquisa

Recuperação no primeiro semestre cria um cenário otimista para o desempenho das vendas no restante do ano

Por Redação

O fluxo de clientes no varejo brasileiro vem se recuperando em relação ao período pré-pandemia. De acordo com dados do Índice de Performance do Varejo (IPV), realizado pela HiPartners e chancelados pela SBVC e 4Intelligence, depois de começar o ano mais de 45% abaixo do mesmo mês de 2019, o fluxo de consumidores nas lojas de rua fechou junho 29,2% abaixo da comparação com três anos atrás. Já nos shopping centers, houve redução de 39,84% para 26%.

Apesar disso, os números de junho mostram uma interrupção do movimento de recuperação visto nos primeiros meses. Em maio, o fluxo nas lojas de rua estava 23,39% abaixo dos níveis pré-pandemia, enquanto nos shoppings estava 13,32% abaixo.

“O fluxo de consumidores vem crescendo desde o início do ano, reduzindo a distância dos índices pré pandemia. A recuperação é crescente e deve acelerar no segundo semestre, período sazonalmente mais aquecido pelas datas de Black Friday e Natal”, afirma Ricardo Fioravanti, CEO da FX Data Intelligence.

Segundo Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o cenário para o segundo semestre é de otimismo. “Até o momento, vemos altas expressivas principalmente nos setores de Moda e Beleza, considerando o retorno gradual da vida social da população e a demanda mais acentuada por esses tipos de produto. Com a previsão de uma possível desaceleração da inflação neste segundo semestre e o índice de desemprego em queda, temos situações bastante favoráveis para o setor como um todo”.

Em relação a 2021, o mês de junho apresentou recuperação nos números, com alta de 16% no fluxo das lojas de rua e 21,4% nas lojas de shopping centers. O número de transações subiu 22,3% nas lojas de rua e 25,5% nos shoppings, levando o faturamento a subir, respectivamente, 22,6% e 10,6%. Com isso, o tíquete médio teve, em termos nominais, a primeira alta do ano para as lojas de rua (0,2%).

Os segmentos de Eletroeletrônicos e Lojas de Departamentos apresentaram as maiores quedas no fluxo de visitação para junho de 2022 quando comparado com junho de 2021, com contração de 25,4% e 19,5%, respectivamente. O setor com a maior alta, por sua vez, é o de Beleza (48,9%), seguido pelo de Moda (41,1%). Isso pode ser explicado pelo efeito da pandemia de manter as pessoas mais tempo dentro de casa, fazendo com que a base de comparação esteja comprimida.

No mês de junho, os consumidores aumentaram a avaliação positiva de shoppings centers em relação ao mesmo período do ano passado. A alta no Índice de Reputação (RRI) foi de 0,02 ponto, encerrando o mês em 9,15.

Em 2022, o fluxo de visitação na semana encerrada no Dia dos Namorados (média móvel 7 dias), foi maior, em média, em 23,9% para lojas de rua e 25,1% para as de shopping, na comparação com as outras semanas do mês. O resultado foi melhor que o visto para o período pré-pandêmico para lojas de shopping, quando a alta havia sido de 17,3%. Já o crescimento do fluxo nas lojas de rua ficou um pouco abaixo dos 26,8% registrados em 2019.

Dia dos namorados VS outras semanas do mês (Média móvel de 7 dias)
anoLojas de ruaLojas de shopping
201926,78%17,29%
202119,23%14,50%
202223,88%25,13%

Fonte: SBVC

79
Tags: clientespós-pandemiavarejo
Previous Post

A entrada do Varejo Alimentar no metaverso

Next Post

Kopenhagen faz rebranding da marca e quer se tornar mais acessível

Conteúdos Relacionados

No Mercado Livre, 25% dos vendedores obtêm mais da metade da receita com a plataforma
Notícias

No Mercado Livre, 25% dos vendedores obtêm mais da metade da receita com a plataforma

7 de dezembro de 2023
No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG
Notícias

GPA quer reduzir queima de caixa e focar bandeira Minuto Pão

7 de dezembro de 2023
No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG
Notícias

No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG

7 de dezembro de 2023
Next Post
Kopenhagen faz rebranding da marca e quer se tornar mais acessível

Kopenhagen faz rebranding da marca e quer se tornar mais acessível

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • No Mercado Livre, 25% dos vendedores obtêm mais da metade da receita com a plataforma
  • GPA quer reduzir queima de caixa e focar bandeira Minuto Pão
  • No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • No Mercado Livre, 25% dos vendedores obtêm mais da metade da receita com a plataforma
  • GPA quer reduzir queima de caixa e focar bandeira Minuto Pão
  • No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.