SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Extrafarma sente desaceleração e evita guerra de preços

Renato Muller by Renato Muller
9 de maio de 2018
in Notícias
A A

O anúncio de mudanças no comando da Extrafarma, cadeia de farmácias da Ultrapar, ocorre num momento difícil para a controladora, e numa fase em que a varejista ainda busca se fortalecer no setor. Os resultados da Ultrapar decepcionaram o mercado dias atrás e, na rede de drogarias, a direção muda num período em que as vendas desaceleram e o lucro cai. O grupo também é dono da rede de postos Ipiranga e das empresas Ultragaz, Oxiteno e Ultracargo.

A partir de 1º de junho, o diretor-superintendente da Extrafarma, André Covre, com quase 15 anos na Ultrapar, e há três na liderança da rede, deixa a função e a companhia. Rodrigo Pizzinatto, de 41 anos, há quatro anos na Extrafarma, ocupará o cargo. É a primeira experiência de Pizzinatto à frente de uma varejista – ele está no grupo desde 2002.

Segundo balanço da Ultrapar publicado na semana passada, a Extrafarma teve lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) próximo de zero de janeiro a março, o menor desde que a rede foi adquirida, no fim de 2013. O prejuízo operacional atingiu R$ 17 milhões, uma alta de 70%. Os resultados foram afetados pelo crescimento mais lento nas vendas, verificado desde 2017.

Despesas operacionais maiores, esperadas quando há um movimento acelerado de aberturas de lojas, também pressionaram os números. A Extrafarma tem inaugurado uma média de 100 pontos ao ano desde 2016 – ao todo, possui pouco mais de 400 unidades no país.

A receita bruta da rede cresce mais lentamente desde 2017, apesar do ritmo acelerado de inaugurações, que tende a “puxar” esse indicador. A expansão das vendas foi de 14% de janeiro a março deste ano – havia sido de 28% nos três primeiros meses de 2017. Nos trimestres seguintes, foi de 18%, 16% e 13%. Também há nessa conta o efeito da base de comparação mais forte do início de 2017.

Outro indicador, a receita média por loja, apresentou queda. O analista Bruno Pascon, do Goldman Sachs, calculou em relatório uma receita média de R$ 1,27 milhão por ponto de venda da Extrafarma de janeiro a março, uma retração de 9% sobre igual intervalo de 2017. Já as vendas de lojas em operação há mais de um ano tiveram queda de 0,7%, versus um crescimento de 23% um ano antes. “O mercado desacelerou e todo o varejo tem sido afetado […] A linha de higiene e beleza tem sentido mais”, afirma Pizzinatto.

Isso ocorre ao mesmo tempo em que a rede tem que manter aberturas para ganhar escala e ampliar mais rapidamente a diluição de despesas. “São dois movimentos paralelos, de um negócio com menos vigor e de uma busca nossa por crescimento e escala”, diz Covre. Segundo ele, o plano de abertura de 100 pontos em 2018 está mantido. “Temos uma situação de caixa [como Ultrapar] que nos permite esse avanço, e sermos consolidadores num momento em que outras redes sentem mais”, afirma.

“Está todo mundo disputando venda e as margens estão sendo mais pressionadas [..] A expansão tem que continuar porque nosso ‘driver’ é escala. Sabemos que quanto mais rápido nos expandirmos, pior será o resultado, mas olhamos no longo prazo”, acrescenta Covre.

Sobre disputa por mercado, ele diz que “preço não é uma variável de diferenciação” da rede, indicando que não deve entrar em guerra de preços para manter volume vendido. “Entramos e nos posicionamos em patamares de preços médios na região em que começamos a operar”, diz Pizzinatto, ao negar que a empresa esteja perdendo margem nas novas praças. A margem bruta da rede foi 28,2% no primeiro trimestre, 31% um ano antes e 29% no fim de 2017.

Algumas dessas regiões são de alta competição, como o Estado de São Paulo, um dos três mercados que devem ser foco da companhia em 2018, ao lado de Pernambuco e Bahia, afirma o novo CEO.

Na quinta-feira, um dia após a publicação dos números da Extrafarma, o diretor de planejamento corporativo do grupo RD (Raia Drogasil), Eugênio De Zagottis, disse para analistas, em teleconferência, que há redes no mercado que “estão tentando acelerar o crescimento, mas seus resultados são muito, muito difíceis”. “Acabamos de ver ontem [dia 2 de maio] um concorrente publicando números com zero de ebitda, e com crescimento de receita abaixo do crescimento das lojas”, disse.

Em 2017, a Extrafarma aumentou em cerca de um terço a sua base de lojas, de 300 para quase 400, e no mesmo intervalo as vendas brutas subiram 18%.

Questionada sobre esses números, a Extrafarma afirma que tem ampliado o número de lojas maduras – pontos que passam a ter taxas de expansão menores – e tem ganhado participação de mercado num ritmo superior ao dos rivais. Pizzinatto diz que essa participação subiu de 7,3% no primeiro trimestre de 2015 para 10,5% no início de 2018, segundo a IMS Health. O ganho ocorre pela expansão acima do mercado, afirma. Em 2017, o setor cresceu 9%.

A Ultrapar informou a analistas na semana passada que está revisando para baixo investimentos nos negócios da companhia, sem detalhar a situação da Extrafarma. Analistas ressaltaram resultados da Ultrapar abaixo do previsto de janeiro a março, e um dos destaques negativos foi a rede Ipiranga.

Nessa teleconferência, a direção da Ultrapar foi questionada sobre a saída de Covre e se a expansão da Extrafarma está mais lenta que o projetado. A empresa negou que a saída do executivo tenha relação com o desempenho da rede. “É um sabático que decidi fazer [..] quero me envolver mais num projeto educacional de ajuda a crianças carentes”, disse Covre ao Valor.

Com a expansão mais focada em São Paulo, Bahia e Pernambuco, a empresa não projeta entrada em novos Estados neste ano e ressalta que pode analisar eventuais propostas de compra de ativos, mas que esse não é o foco central. Segundo apurou o Valor, múltiplos de avaliação altos no varejo têm impedido a aquisição de negócios pelo país. A Extrafarma chegou a avaliar a compra de toda a Brasil Pharma anos atrás, mas divergências sobre preço impediram o acordo. A empresa não comenta.

 

Fonte: Valor Econômico

31
Tags: Extrafarmaultraparvendas
Previous Post

Supermercados cobram reforma da previdência ainda em 2018

Next Post

Clientes fidelidade respondem por 80% das vendas do Pão de Açúcar

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Clientes fidelidade respondem por 80% das vendas do Pão de Açúcar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.