SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Empreendedorismo social e o varejo do futuro

Renato Muller by Renato Muller
24 de abril de 2018
in Notícias
A A

Os consumidores estão mais atentos ao que é falado pelas marcas e estão mais céticos quanto ao que é divulgado nas propagandas. Exigindo retóricas cada vez mais verdadeiras, que vão além do discurso, provando-as com atitudes os seus valores. Ser sustentável já não é considerado diferencial e sim obrigação. No ano passado o jornal inglês “The Guardian” publicou uma matéria com o título “Sexo não vende mais, ativismo vende. E as empresas sabem disso”, contando como o fenômeno do chamado marketing de causas tem aumentado as vendas ao redor do globo.Pesquisa divulgada pelo WGSN sobre as tendências de consumo para 2018, aponta que 66% dos millenials estão dispostos a pagar mais por produtos de empresas socialmente preocupadas, o que gerou movimentação no mercado.

Alguns casos marcantes como as iniciativas da Visa e da Amazon, gigantes do mercado, tem projetos que funcionam de forma semelhante: o cliente escolhe uma instituição e a cada compra, a empresa faz uma doação, sem nenhum custo. Outro caso inspirador é da Reserva, renomada marca de moda, com a 1p5p que com a compra de uma peça da marca, viabiliza a entrega de 5 pratos de comida para quem tem fome. O objetivo destas ações é envolver o consumidor, proporcionando experiências positivas e gerando sentimento de responsabilidade pelo seu impacto no mundo, e assim, vender mais.

Esse tipo de ação não é mais exclusividade de grandes corporações. Os empresários paranaenses Renata Chemin e Fernando Ott, colocaram em operação, ainda em 2017, O Polen (http://opolen.com.br/), uma ferramenta para lojas virtuais, que independente do seu tamanho e volume de vendas, efetua doações para causas sociais a partir da compra. Já nos primeiros meses conseguiram resultados surpreendentes. “Nossa missão é revolucionar o varejo gerando impacto social através da compra envolvendo o consumidor, não deixando-o como mero expectador, mas tornando-o parte essencial do processo”, conta Renata. Para garantir a transparência nas ações, é disponibilizada a mensuração do impacto das doações em números, fotos e vídeos, em uma landing page exclusiva para o e-commerce.

A e-lens, um dos maiores e-commerces de lentes de contato do Brasil, tinha, há muito tempo, um desejo de adicionar a responsabilidade social à experiência de compra, porém, não tinham tempo e nem recursos para desenvolver este tipo de ação. Em quatro meses usando O Polen, as compras com doação tiveram uma conversão de vendas 15% maior do que as compras sem doação, um abandono de carrinho 24% menor. Em números, foram cerca de R$840 mil a mais no volume de vendas. Para cada R$1 doado, a empresa faturou cerca de R$22, um retorno considerado acima da média.

Esse movimento mostra que, cada vez mais, o envolvimento emocional e a experiência são variáveis do varejo tão importantes quanto o próprio produto oferecido e as empresas que não acompanharem esta evolução podem estar com seus dias contados.

Fonte: E-Commerce News

230
Tags: empreendedorismo socialsustentabilidadetendênciasvarejo
Previous Post

IGA começa 2018 com expansão de 8%

Next Post

Allianz Parque inicia operação de e-commerce

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Allianz Parque inicia operação de e-commerce

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.