Varejista pretende investir R$ 800 mil, ao longo de quatro anos, complementando outras iniciativas em prol do meio ambiente junto a suas cadeias produtivas
Por Redação
Com forte atuação nos projetos de combate ao desmatamento, proteção dos biomas e valorização da biodiversidade, o Grupo Carrefour Brasil acaba de anunciar uma parceria com o Onçafari, projeto dedicado à conservação da vida selvagem no Brasil. A rede varejista pretende realizar um investimento de R$ 800 mil, ao longo de quatro anos, complementando outras iniciativas em prol do meio ambiente junto a suas cadeias produtivas.
A parceria tem como objetivo construir um centro de reintrodução animal na Reserva Santa Sofia, localizada no Pantanal. O lugar terá um espaço de 2500 m² dedicado aos mamíferos e um segundo espaço com estrutura diferente, mais alto e fechado, com 250 m², voltado para a reintrodução de aves.
“A estratégia de sustentabilidade é transversal aos nossos negócios. Investimos fortemente em parcerias com entidades que possuem experiência em questões ambientais que já realizam um trabalho com credibilidade e solidez. É o caso do Onçafari, um projeto que não só contribui com a conservação da fauna brasileira, mas tem um alcance mundial, impactando outras frentes de conservação à vida no planeta. Ficamos honrados em contribuir com mais essa frente, de reinserção de animais silvestres em seu habitat”, avalia Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour.
A frente de Reintrodução do Onçafari tem como objetivo reintroduzir os animais na natureza, uma importante ferramenta para a recuperação de populações ameaçadas de extinção. Atualmente o Projeto reabilita os animais de pequeno a grande porte e já são dois os recintos construídos, um localizado na Caiman, no Pantanal, e o outro na Pousada Thaimaçu, na Amazônia.
“Fomos os primeiros do mundo a ter sucesso com a reintrodução de onças pintadas. Temos referência de iniciativas similares na África, mas cada um com sua realidade. Os recintos são importantes não só para os animais resgatados, mas também para a viabilidade genética das próximas gerações desses bichos. Temos muito orgulho desse trabalho e queremos ser uma vitrine para que esse modelo se replique em outros lugares do mundo”, explica Mario Haberfeld, fundador e presidente do Onçafari, que revela que o modelo já começou a ser seguido na Argentina.
Fonte: Super Varejo