Houve alta de 1,2% no movimento dos consumidores nas lojas durante o mês de novembro, na comparação com outubro, já descontados os efeitos sazonais, segundo a Serasa Experian. Foi a primeira alta mensal do comércio varejista do segundo semestre deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o movimento caiu 2,2%, a menor queda neste critério de comparação desde setembro do ano passado. E no acumulado do ano, há recuo de 7%.
Para a Serasa, a Black Friday impulsionou o comércio varejista em novembro. Houve alta de 11% na movimentação dos consumidores no final de semana do evento (25 a 27 de novembro) em relação ao período da promoção no ano passado. Contudo, as dificuldades enfrentadas pelos consumidores , como juros altos nos crediários, desemprego em alta, confiança ainda baixa, manteve a atividade varejista, ao longo do mês, em patamar inferior ao observado no ano passado, diz a Serasa.
Em novembro, as categorias que registraram aumento na atividade: móveis, eletroeletrônicos e informática (+0,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (+1%). No campo negativo estão combustíveis e lubrificantes (-0,4%); veículos, motos e peças (-0,8%) e material de construção (-1,6%). Já o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas ficou estável.
No acumulado do ano até novembro, a maior retração do consumo no período ocorreu no segmento de veículos, motos e peças, o qual registrou queda de 13,3% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,9%, observada no movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuo também significativo, de 11,5%, nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.
Quedas menores ocorreram nas lojas de material de construção (-5,3%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,1%). Somente o segmento de combustíveis e lubrificantes se mantém no terreno positivo, com alta de 2,2% em relação ao período acumulado de janeiro a novembro do ano passado.