SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

A restruturação da Marisa doeu, mas 2024 será diferente

Empresa reporta vendas fracas em meio à renegociação com fornecedores e capital de giro apertado – mas o CEO João Nogueira Batista diz que 2024 vai ser diferente

SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo by SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
17 de novembro de 2023
in Notícias
A A
Marisa: choque para crise com aporte, fechamento de 90 lojas e baixa contábil

Por André Jankavski | Desculpe a bagunça: estamos em obra para melhor servir.

Este é o resumo do terceiro tri da Marisa, que reportou vendas fracas em meio à renegociação com fornecedores e um capital de giro apertado – mas o CEO João Nogueira Batista diz que 2024 vai ser diferente.

A venda líquida da Marisa despencou quase 49% na comparação anual para R$ 259 milhões.

O EBITDA da operação de varejo – que não considera o MBank nem os custos de fechamento de quase 100 lojas desde o fim de 2022 – ficou negativo em R$ 93,4 milhões, 3x pior que o mesmo período do ano passado.

“Foi um trimestre de transição. Sabíamos que o top line seria ruim, especialmente por causa da baixa de estoques,” disse Nogueira Batista ao Brazil Journal.

O prejuízo líquido foi de R$ 196,4 milhões – praticamente o dobro do registrado no terceiro tri de 2022.

Segundo o executivo, por falta de acesso a crédito bancário, a saída encontrada foi cortar custos, renegociar contratos com fornecedores e utilizar as próprias vendas como capital de giro.

Mas essa escolha teve um custo: diversos fornecedores não entregaram produtos na mesma quantidade e, com a ruptura, o same-store-sales caiu 36%.

Agora, os estoques já foram repostos para o quarto trimestre e a expectativa é positiva – mas não o suficiente para bater as vendas do ano passado, disse Nogueira Batista.

O quarto tri “vai ser bem mais próximo do normal. Só não vamos ter 100% do patamar das compras, pois alguns fornecedores não têm produzido. Mas 80% do que precisamos para o tri já está comprado,” disse.

Para 2024, Nogueira Batista disse que a empresa deve atingir o guidance apresentado ao mercado: receita bruta entre R$ 2,3 bilhões e R$ 2,5 bilhões; margem bruta entre 50% e 52%; EBITDA entre R$ 130 milhões e R$ 150 milhões; alavancagem entre 0,9x e 1,2x; além de um perfil de dívida com 90% do passivo no longo prazo.

A volta do crédito vai ser fundamental para alcançar esses números, segundo o CEO. Em outubro, a Marisa conseguiu – depois de várias negativas – um empréstimo de R$ 65 milhões com o BTG Pactual. O crédito só foi possível pela garantia de parte dos direitos creditórios da companhia, que somam mais de R$ 800 milhões.

A companhia ainda poderá compensar cerca de R$ 85 milhões durante a vigência da operação de crédito. Logo, a varejista deverá aumentar seu capital de giro em R$ 150 milhões. Porém, Nogueira Batista vê espaço para esse número crescer para R$ 220 milhões com a entrada do dinheiro de parcerias e com a terceirização do seu negócio de crédito para a Credsystem.

O closing com a Credsystem aconteceu nesta quarta-feira. “O MBank vai ser oficialmente encerrado com essa assinatura. Vamos continuar ajudando alguns fornecedores com capital de giro, mas a tendência é acabar com isso também,” disse o executivo.

Nogueira Batista também calcula que entrarão mais recursos com a antecipação dos contratos de parcerias para o seu hub de serviços, que está sendo ampliado. Entre os serviços estarão o plano de saúde da Rede Mais Saúde, seguros da Assurant e consórcios da Ademicon.

“Essas parcerias têm o potencial de trazer um EBITDA incremental de R$ 300 milhões nos próximos dez anos,” disse Nogueira Batista.

Segundo o executivo, os resultados ficarão aparentes em 2024 – e ele diz ter certeza que o market cap vai acompanhar esses números.

“Com as parcerias, o EBITDA da empresa pode chegar a R$ 150 milhões e toda a nossa dívida de curto prazo estará resolvida. Com um múltiplo de 8, estamos falando de um market cap próximo de R$ 1,2 bilhão,” disse Nogueira Batista. (A Marisa hoje vale R$ 228 milhões na B3.)

Fonte: Brazil Jornal

268
Previous Post

Anderson Birman: “Pensei na geografia do negócio como um tabuleiro de War”

Next Post

Vestuário, eletrônicos e eletrodomésticos são os preferidos na Black Friday

Conteúdos Relacionados

Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
Notícias

Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas

8 de dezembro de 2023
As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país
Notícias

As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país

8 de dezembro de 2023
Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo
Notícias

Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo

8 de dezembro de 2023
Next Post
Black Friday: supermercados serão os protagonistas deste ano

Vestuário, eletrônicos e eletrodomésticos são os preferidos na Black Friday

Posts recentes

  • Snapshot Dezembro 2023
  • Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
  • As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Snapshot Dezembro 2023
  • Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
  • As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.