A jornada de compra dos consumidores, até 2040, deve passar por mudanças tecnológicas, com destaque para a omnicanalidade. A projeção é de um estudo global da consultoria Euromonitor sobre a influência da tecnologia na experiência de compra no futuro. Ainda de acordo com a pesquisa, a humanização garantirá longevidade e relevância das marcas, juntamente com a atuação no comércio digital. Os consumidores passarão a frequentar lojas físicas apenas para testar produtos e finalizarão as compras de forma online, o que fará com que os estabelecimentos se tornem cada vez mais um centro de experimentação.
O estudo deu foco para as mudanças nas vitrines, locais de entrada e saída e áreas para avaliação dos itens. Além disso, os estabelecimentos do futuro terão uma entrada separada para as encomendas feitas online e as áreas de teste de produtos poderão ser realizadas em ambientes virtuais. Devido à pouca demanda de compra física, os varejistas terão menos estoques, reposicionando o espaço em centros experimentais. Em relação à jornada de compra, o reconhecimento facial permitirá personalizá-la, adequar as ofertas aos perfis dos clientes e automatizar o processo de checkout.
Fonte: Panorama Farmacêutico