O presidente da Arezzo & Co, Alexandre Birman, disse hoje que a companhia pretende abrir entre 12 e 15 lojas do modelo Arezzo ‘light’ neste ano.
O modelo light foi desenvolvido para abertura de franquias em cidades de 150 mil a 200 mil habitantes. As lojas têm 40 metros quadrados, ante 80 a 100 metros quadrados da unidade tradicional. O investimento inicial gira entre R$ 350 mil e R$ 400 mil — a metade do valor investido em uma loja tradicional.
Quando desenvolveu o projeto, a companhia mapeou 100 locais possíveis para abertura dessas unidades. No segundo trimestre, a companhia abriu 2 lojas nesse formato, chegando a 13 unidades.
“A primeira meta é abrir 100 lojas, o que vai ser feito ao longo de 48 meses. O foco são cidades do interior. Com essas, a Arezzo vai chegar a 500 lojas, o que consideramos um número significativo”, disse Birman.
O executivo acrescentou que, a partir de 2019, vai estudar a abertura de unidades do modelo ‘light’ na periferia de grandes cidades.
Anacapri
A empresa informou ainda que espera chegar a 200 lojas da Anacapri em 12 meses. Atualmente, a rede Anacapri é composta por 127 unidades, das quais 124 são franquias e três são lojas próprias.
“A Anacapri teve um crescimento fortíssimo no segundo trimestre, fruto da expansão de 41 lojas em 12 meses. Vamos passar 200 lojas, com certeza”, afirmou Birman. De acordo com o executivo, a marca Anacapri é o principal foco de expansão de lojas da companhia neste ano. “Estamos muito confiantes que a marca tem muito para entregar para nossa empresa”, acrescentou o executivo.
No segundo trimestre, as vendas da marca Anacapri somaram R$ 48,3 milhões, com crescimento de 51,5% em relação ao mesmo período de 2017. Nas lojas de franquia o aumento foi de 77%, com abertura de 5 lojas no segundo trimestre e 41 lojas em 12 meses.
A marca respondeu por 11,9% do faturamento da Arezzo no país no trimestre, ante 8,8% em igual trimestre do ano passado.
De acordo com Birman, atualmente, 35% do faturamento da Anacapri vem da venda de linhas contínuas, que estão sempre presentes nas lojas. Essas linhas, segundo ele, não têm remarcação de preços, o que ajuda na rentabilidade da rede.
As ações da Arezzo operavam no início da tarde em queda de 0,24%, para R$ 42,10. O Ibovespa subia 0,10%, para 79.380 pontos.
EUA
Birman disse que pretende abrir de três a cinco lojas nos Estados Unidos em 2018, entre unidades da Schutz e da Alexandre Birman.
No segundo trimestre, a companhia abriu uma loja da marca Alexandre Birman e outra da marca Schutz nos Estados Unidos.
“Estamos fazendo um trabalho de forma orgânica e sólida nos Estados Unidos. Estamos no momento de maior investimento no mercado americano. Em 2019, estaremos muito prontos pra falar do potencial total do mercado americano”, afirmou Birman.
Em maio, a Arezzo contratou para comandar a operação nos Estados Unidos o executivo Wayne Kulkin, que tem 30 anos de experiência no segmento. O executivo fez carreira na indústria de calçados na Stuart Weitzman, adquirida pela New York Coach em 2015 por US$ 574 milhões. Anteriormente, ele trabalhou na StreetTrend, marca de calçados de luxo de ele criou em setembro de 2017.
Birman disse que Kulkin contratou uma nova equipe para cuidar da operação americana. A operação nos Estados Unidos também terá uma nova sede. A companhia também fará mudanças no comércio eletrônico.
“Estamos na fase de definição de novos processos e sistemas nos Estados Unidos. Queremos ser um grande competidor no mercado on-line ce calçados”, disse Birman.
O executivo disse que algumas mudanças foram feitas na parte de comércio eletrônico nos EUA em junho e as vendas on-line cresceram 120% no mês, em relação a junho de 2017.
Birman também disse que a companhia ampliou a oferta de suas marcas em lojas físicas de grandes redes. Na Bloomingdale’s, a marca Schutz passou a ser vendida em 15 lojas no segundo trimestre, ante 6 lojas anteriormente. Na Nordstrom, o número de lojas passou de 15 para 35. A Arezzo também fechou acordo para começar a vender calçados nas redes Village Shoe Shop e Sacks.
A marca Alexandre Birman passou a ser vendida em 25 lojas da Sacks. A Arezzo também passará a vender a marca em redes como Bergdorf Goodman e Nordstrom.
Birman acrescentou que a companhia apresentou uma redução no número de sapatarias independentes com suas marcas nos EUA no segundo trimestre, mas que foi uma redução transitória. “Vamos aumentar bastante o número de lojas independentes com nossas marcas”, disse.
O executivo afirmou ainda que a companhia fez ajustes nos preços de produtos da marca Schutz para adequar a marca às expectativas dos consumidores americanos. Um sapato de salto, por exemplo, teve redução no preço de US$ 180 para US$ 150 o par. Uma sapatilha teve redução no preço de US$ 120 para US$ 100 o par. “Essa redução aumentou muito o mercado interessado na marca”, afirmou Birman.
No segundo trimestre, a receita da Arezzo no mercado externo, que inclui a operação dos EUA e a exportação para o resto do mundo, foi 5,7% maior do que no segundo trimestre de 2017, totalizando R$ 49,7 milhões.
A receita da operação nos EUA cresceu 23,8% no mesmo intervalo e representou 57,5% das vendas de mercado externo, ou R$ 28,6 milhões.
Fonte: Valor Econômico