A Nielsen apresentou no segundo dia da APAS Show 2018 diversos insights para o melhor posicionamento dos supermercados e da indústria diante de um cenário complexo. Os desafios comerciais são muitos e necessitam de estudos aprofundados sobre sortimento, cesta de compras e comportamento do comprador.
A empresa de pesquisa utilizou três estudos que indicam sete insights importantes para a área de Trade Marketing. Veja abaixo.
1 – Se expandir a rede continua sendo um caminho para crescer em faturamento e em margens, a estratégia correta de abrir novas lojas é que definirá o sucesso ou o fracasso desta empreitada. De acordo com a Nielsen, os mercados de vizinhança e os super mantém uma performance positiva entre o mix de formatos e fazem com que o resultado geral das redes seja positivo.
2 – Dentro da jornada de compras, o cliente tem buscado cada vez mais itens para reposição, em contraponto às compras de mês e às de emergência. Segundo a Nielsen, houve aumento neste comportamento no último ano e esta é a principal missão do comprador, responsável por 58% das idas ao varejo supermercadista.
3 – O comprador está mais infiel ao ponto de venda. Entre 2016 e 2017, aumentou o número de lojas onde as pessoas fazem as compras. Dos que são fiéis, o número caiu de 34% para 32%, quando houve aumento daqueles que vão em dois estabelecimentos, de 31% para 32%, e em quatro, de 10% para 11%. Entre os que frequentam três mercados, a média se manteve em 25%.
4 – Entre os lançamentos da indústria no último ano, Bebidas, Higiene e Beleza são as categorias com o maior número de novos SKUs. No entanto, o segmento de Bebidas apresentou o menor percentual de inovação, enquanto Higiene e Beleza, além de Limpeza, são os que registram as melhores performances.
5 – Pesquisas da Nielsen, junto aos compradores, indicam a preferência deles por marcas nacionais e internacionais por categoria. A que tem maior predileção por produtos nacionais, com média ponderada de 54% está a de Laticínios, o que inclui leite, manteigas, queijo e iogurte. Fecham o Top 3 as categorias de Biscoito e Sorvete. Mas atenção: as marcas globais são as que mais ganham força na batalha pelos corações e mente dos consumidores.
6 – Marcas locais precisam aumentar os esforços na fabricação, distribuição e promoção dos produtos para competir com os concorrentes globais.
7 – Varejo e indústria precisam comunicar melhor as promoções, pois o comprador não tem percebido as vantagens na mesma intensidade que os vendedores às proporcionam.
Fonte: Apas