Estudo da JDA e PwC mostra que integração de canais ainda não traz resultados
O varejo se sente ameaçado pelas grandes empresas do setor e pela pressão exercida pelo varejo on-line, especialmente nos prazos de entrega e no preço mais baixo oferecido nos canais eletrônicos. Para aumentar sua competitividade, as empresas do setor acreditam ser necessário oferecer mais opções de canais de relacionamento com os consumidores, mas são poucos os que conseguem ter lucros com operações omnichannel. Essas são as principais conclusões de um estudo realizado pela JDA Software e pela consultoria PwC com mais de 400 empresas em todo o mundo.
De acordo com o estudo The Omni-Channel Fulfillment Imperative, o aumento dos custos logísticos, exacerbados pelas demandas dos consumidores por entrega expressa e frete grátis, faz com que apenas 16% das empresas entrevistadas identifiquem lucros em suas operações omnichannel.
Segundo o estudo, os maiores custos associados às vendas omnichannel estão ligados à devolução de produtos pelos clientes (71%), à logística de última milha (67%) e ao click & collect (59%). Entretanto, no momento a maior prioridade das empresas está na criação de novas experiências de compra para os clientes (57% das respostas), especialmente pela remodelação dos pontos de venda e expansão das operações on-line (53% de citações).
Revista No Varejo on-line – SP