Registro desperta especulações de que empresa pretende competir com Facebook, Google e Samsung nesse mercado
Em seu site, empresa publica anúncio para engenheiros com experiência em apps de realidade virtual
DO “FINANCIAL TIMES”
A Apple obteve patente sobre um “headset” que transforma o iPhone em tela posicionada diante dos olhos, o que despertou especulações de que a companhia pode estar se preparando para concorrer com Oculus Rift, Samsung Gear VR e Google Cardboad no mercado da realidade virtual.
A patente para uma “tela com apoio na cabeça”, a ser usada para “acesso a mídia”, se segue à publicação de anúncios de emprego para engenheiros com experiência no desenvolvimento de aplicativos de realidade virtual.
A Apple não comentou sobre sua a patente ou os anúncios de emprego.
A patente é o mais recente projeto de desenvolvimento da Apple a ser revelado desde que o “Financial Times” e outras publicações reportaram, na semana passada, a existência de um laboratório secreto de desenvolvimento da Apple para produtos automotivos –e que no futuro pode resultar no lançamento de um carro elétrico.
A Apple é uma das poucas grandes fabricantes de smartphone a ainda não lançar um produto para o segmento de realidade virtual, que vem atraindo atenção reforçada desde que o Facebook adquiriu a Oculus VR no ano passado, por US$ 2 bilhões, mas cujos produtos ainda não conquistaram grande adesão de consumidores.
O Google lançou seu “headset” Cardoard no ano passado e planeja este ano lançar uma versão baseada no brinquedo View-Master, da Mattel. O Samsung Gear VR, que usa o Galaxy Note 4 como tela e foi desenvolvido em parceria com a Oculus, chegou às lojas da rede norte-americana Best Buy no mês passado.
A LG anunciou na semana passada que distribuiria gratuitamente um visor de realidade virtual para os compradores de seu novo celular G3, e a Sony está estudando usar a tecnologia em videogames por meio de periférico planejado para o PlayStation 4.
As imagens que acompanham a patente da Apple mostram um iPhone afixado a um “headset” apoiado sobre nariz e orelhas e que pode ser usado como óculos.
Um sistema muito parecido, também baseado em um smartphone, está em uso no Samsung Gear VR e no Google Cardboard, mas o pedido de patente da Apple foi apresentado em 2008, muito antes que a Oculus revivesse o interesse pela realidade virtual ao levantar US$ 2,4 milhões em 2012.
Em recente artigo na revista “The New Yorker”, Jonathan Ive, vice-presidente de design da Apple, descartou a ideia de “headsets” como Google Glass. Para ele, o rosto era “o lugar errado” para tecnologia de uso cotidiano.
Ben Bajarin, analista da Creative Strategies, disse que a Apple solicita muitas patentes que podem ser usadas para melhorar um produto existente, e não necessariamente para criar algo novo. “Eles estão pensando no que virá dentro de 20 ou 30 anos, e não daqui a um ano ou dois.”
Tradução de PAULO MIGLIACCI
Folha de S. Paulo – SP