SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

A última de Paes Mendonça

Webmaster by Webmaster
16 de novembro de 2014
in Notícias
A A

14/11/2014
Rosenildo Gomes Ferreira

O povoado de Serra do Machado, no município de Ribeirópolis, no sertão de Aracaju, é uma localidade de gente pacata, onde a vida segue de forma lenta, devido à modorra provocada pelo sol escaldante. Mas, desde 1935, Serra do Machado também ficou conhecida como o berço de um dos maiores conglomerados empresariais do Nordeste, o grupo JCPM, que leva as iniciais do nome de seu fundador e controlador, o empresário João Carlos Paes Mendonça. Foi lá que Pedro, pai de João Carlos, criou o embrião do que viria a se transformar na terceira maior rede varejista de alimentos do Brasil, o Supermercado Bom Preço, vendida para a gigante holandesa Royal Ahold, em 1996.

Honrando a tradição da família, Paes Mendonça segue firme no varejo. Só que desta vez ele usa seu conhecimento para construir uma vigorosa rede de shopping centers. Para o período 2015-2016, sua meta é investir R$ 640 milhões nas cidades de Salvador, Aracaju e Fortaleza. A maior aposta será na capital cearense, com o lançamento de mais um complexo de compras e torre de escritórios, batizado de RioMar Presidente Kennedy. O projeto vai consumir R$ 480 milhões. Os R$ 160 milhões restantes serão gastos na ampliação do RioMar Aracaju e do Salvador Norte Shopping.

Pode parecer uma temeridade diante dos prognósticos negativos em relação ao consumo e à economia em geral, mas ele garante que tem os pés no chão. “Os problemas existem, mas ficar deitado em berço esplêndido não é a solução”, afirma o controlador e presidente do grupo JCPM. “Tem de trabalhar em dobro, ser criativo e inovar.” Mais que discurso, essa filosofia vem funcionando como um verdadeiro mantra para Mendonça, cujo portfólio inclui, ainda, o setor de comunicação, com uma rede de emissoras de rádio e TV sob o guarda-chuva do Jornal do Commercio, do Recife. O shopping que o empreendedor acaba de anunciar será o segundo do grupo em Fortaleza.

Em 29 de outubro, ele cortou a fita de inauguração do RioMar Fortaleza. Com 93 mil m² de área bruta locável (ABL), o centro de compras já nasceu com 93% das lojas locadas, incluindo gigantes do Sul e do Sudeste, como Renner, Zara e Tok&Stok. No total, no período 2013-2014 foi investidos R$ 1,3 bilhão. “O segredo desse negócio é criar infraestruturas modernas, capazes de atrair empresas dos mais variados perfis”, diz Paes Mendonça. “A qualidade conta muito também, pois os investidores globais só vão para regiões onde existem mercado consumidor e infraestrutura adequada.” Ele sabe bem o que está falando. Seu RioMar Recife é conhecido por abrigar grifes de renome e desejadas, como Prada e Gucci.

A estratégia empresarial de Mendonça é avaliada como acertada por consultores como Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercados de Consumo (Ibevar). “Em momento de desvalorização de ativos é quando os grupos que estão capitalizados aproveitam para reforçar sua posição no mercado”, afirma De Angelo. De fato, as tacadas de Paes Mendonça nas principais metrópoles do Nordeste têm se intensificado nos últimos cinco anos. Ele foi um dos empresários que melhor souberam surfar na onda do crescimento da região, vitaminada pelas políticas de distribuição de renda, programas sociais e investimentos em infraestrutura.

Sobre os problemas econômicos, que fizeram com que o crescimento do PIB desacelerasse para o patamar abaixo de 1% previsto para o ano, inclusive na região, o dono da JCPM é categórico. “Nasci no varejo e já vi tudo que foi crise e continuamos por aqui.” Para reduzir a exposição do negócio, Paes Mendonça passou a adicionar torres de escritório aos seus empreendimentos comerciais. Apesar do discurso otimista, o empresário diz que o momento exige cautela. Segundo ele, para ser bem-sucedido no mercado nordestino, não basta dinheiro. É preciso ter um profundo conhecimento da região e de suas peculiaridades. “Tem de ser genuíno”, diz. “O nosso mercado não é fácil e os consumidores são muito exigentes.”

Revista IstoÉ Dinheiro – SP

30
Previous Post

Governo veta inclusão de três setores na desoneração da folha

Next Post

Tempo de empreender

Conteúdos Relacionados

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
Notícias

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França

30 de novembro de 2023
Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
Notícias

Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias

30 de novembro de 2023
Assaí avança no e-commerce
Notícias

Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

30 de novembro de 2023
Next Post

Tempo de empreender

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.