Nas décadas de 1970 e 1980, a marca italiana de motocicleta Vespa fazia parte do imaginário dos apaixonados por veículos de duas rodas. Alguns importadores até chegaram a trazer unidades ao País, mas o Brasil nunca entrou no mapa oficial da fabricante. Esse quadro muda a partir do dia 21, quando a Vespa inaugura sua primeira loja oficial no Brasil, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
Depois de detectar a oportunidade no mercado nacional, o Grupo Piagio, proprietário da marca, decidiu trazer alguns modelos para serem comercializados no País. A comunicação e estratégia de lançamento da Vespa estão sob responsabilidade da agência Rino. “As atuais discussões sobre mobilidade urbana mostram a demanda por veículos assim. Além disso, a marca conta com uma boa aceitação histórica. Ela não é apenas uma moto, mas sinônimo de estilo de vida e apostamos nessa associação positiva para fazer essa apresentação inicial”, diz Fernando Piccinini Jr, vice-presidente de criação da Rino.
Em vez de expor os veículos em concessionárias, o Grupo Piagio decidiu criar butiques de luxo como ponto de venda. A marca também abrirá unidades em shoppings de Alphaville, Campinas e Ribeirão Preto. Além das motos, as lojas terão acessórios, capacetes e itens de vestuário. “A ideia é criar um conceito de produtos em torno da Vespa”, conta Piccinini.
Para marcar a chegada ao País, o Grupo Piagio fabricou uma linha especial, composta por mil unidades numeradas. A campanha de lançamento da Rino já está sendo veiculada na internet e nas mídias sociais, com o apoio de influenciadores. O objetivo da montadora é atingir uma participação de mercado de 10% no País em um período de cinco anos.