As vendas nos supermercados acumulam alta de 1,51% de janeiro a novembro, em termos reais, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). Em novembro, as vendas em valores reais – deflacionadas pela inflação oficial, o IPCA – apresentaram queda de -0,23% na comparação com o mês de outubro e alta de 5% em relação ao mesmo mês do ano de 2015.
– O resultado acumulado foi melhor do que prevíamos, e isso traz otimismo maior para dezembro, época de maior venda do setor. Muitas pessoas estão deixando as compras de Natal para a última hora com o objetivo de aproveitar algumas promoções – diz o superintendente da Abras, Márcio Milan.
A expectativa anterior da Abras era fechar o ano com alta de 1% nas vendas, mas este índice deverá ser superado, segundo previsão da associação.
No mês de novembro, a cesta de produtos Abrasmercado, que é composta por 35 produtos mais consumidos nos supermercados entre alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica, registrou queda de -0,82% no preço, passando de R$ 484,67 para R$ 480,69. Já no acumulado de 12 meses, até novembro, a cesta apresentou alta de 10,43%.
As maiores altas de preço no mês de novembro foram registradas em produtos como: cebola (9,42%), açúcar (4,28%), café torrado e moído (3,75%), e papel higiênico (3,06%). Já as maiores quedas foram apresentadas pelo tomate (-16,60%), feijão (-12,33%), batata (-10,36%) e queijo mussarela (-4,16%).