As vendas dos supermercados, hipermercados e redes de atacarejo tiveram crescimento real de 3,76% entre janeiro e novembro, em relação a um ano antes, superando a expectativa inicial da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para 2019, de 3%. O número é deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Somente em novembro, o aumento nas vendas foi de 6,39% na comparação com o mesmo período de 2018. Em relação a outubro, as vendas reais subiram 5,82%.
As vendas de novembro sentiram o impacto da Black Friday. Desde agosto, o setor registra resultado acumulado acima da projeção para o ano, impulsionado pela liberação do FGTS/PIS Pasep, incentivo às promoções no varejo e 13º salário.
O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, destacou que o ano foi positivo para os supermercadistas.
Os dados da Abras incluem a venda de redes que operam o setor de atacarejo, segmento que tem crescido muito acima dos supermercados.
Em outubro, apesar da alta nas vendas, a entidade afirmou que não revisaria a projeção de crescimento do ano
Fonte: G1