Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas do varejo de material de construção cresceram 4% em janeiro, se comparado ao mesmo mês de 2016. Já em relação a dezembro, a queda foi de 11%. “Depois de amargar dois dos piores anos de sua série histórica, o varejo de material de construção espera voltar a crescer em 2017 e já dá sinais de retomada”, afirma a entidade, em comunicado. Enquanto isso, de acordo com o termômetro da Abramat – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção, a margem de vendas ao mercado interno, para fevereiro, é de 18,5% (bom), mantendo mesmo nível referente a janeiro deste ano.
Cai o Pessimismo do Empresariado
Ainda segundo o termômetro da Abramat, para fevereiro de 2017, o pessimismo do empresariado é de 3,7% (muito ruim) e 14,8% (ruim). Se comparado a janeiro do mesmo ano, o pessimismo da indústria de material de construção sofreu redução significativa. As vendas para o mercado externo, em fevereiro, também tem boas perspectivas. Ao todo, 6,3% consideram o desempenho muito bom e 31,2% bom para o segundo mês do ano. “A indústria de materiais apresenta uma pequena melhora nas expectativas de vendas para o mês de fevereiro, mas ainda predominando a opinião sobre vendas apenas regulares. O empresário também indica uma melhora na expectativa de ações governamentais, embora ainda predomine uma visão de indiferença nesse tópico.”, ressalta Walter Cover, presidente da Abramat.
Fonte: GiroNews