SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Varejo investe na produção da própria energia

Renato Muller by Renato Muller
28 de maio de 2018
in Notícias
A A

“É a maior usina de energia solar do sul do Brasil”, fala com orgulho Pedro Joanir Zonta, presidente do Condor, ao se referir ao projeto instalado em setembro do ano passado na cobertura da loja Santa Quitéria, em Curitiba. Com 1.422 painéis fotovoltaicos, consegue gerar mais de 50 mil kWh/mês, o equivalente ao consumo de mais de 200 famílias. Custou R$ 2 milhões e reduzirá 29 toneladas em emissão de CO2 por ano.

Em São José do Rio Preto, a nova loja do Max Atacadista, bandeira do Grupo Muffato, terá no telhado uma usina solar de 7,5 mil m2, considerada a maior do tipo no País, e que economizará 71% no consumo de energia elétrica da loja. Outra bandeira que conta, em algumas lojas, com produção de energia própria, por meio de plantas fotovoltaicas, é o Assaí, que pertence ao GPA.

Investimentos assim tornam-se cada vez mais comuns no setor. Não por acaso. Segundo a AES Tietê, energia elétrica representa mais de 30% do custo total do negócio para ao menos 20% dos varejistas. Por essa razão, além de produzir a própria energia, reduzir o consumo é um ponto fundamental para manter o controle sobre os custos. O Condor, por exemplo, instalou portas nos balcões de congelados, o que reduz em 60% a carga térmica e, de quebra, conserva melhor os produtos.

Buscar energia renovável no mercado livre é outra opção que tem sido adotada com mais freqência no setor varejista. O Walmart faz isso para 60% das suas operações no Brasil e tem como meta subir esse índice para 70% em 2019.  É o autosserviço se mobilizando para buscar alternativas energéticas mais baratas e sustentáveis.

Fonte: Supermercado Moderno

31
Tags: energia solarprojetosupermercados
Previous Post

Netfarma investe R$ 20 milhões em Inteligência Artificial

Next Post

Pressão do varejo pode reduzir tarifa nas vendas com cartão

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Pressão do varejo pode reduzir tarifa nas vendas com cartão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.