SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Varejo tem melhor desempenho desde abril de 2014

Renato Muller by Renato Muller
11 de maio de 2018
in Notícias
A A

O varejo brasileiro registrou, em março deste ano, seu melhor resultado mensal em quatro anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no setor cresceram 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril de 2014, o resultado foi de 6,7%. Na comparação mensal, frente a fevereiro, houve ligeira variação positiva de 0,3%.

No chamado varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção, o aumento foi de 7,8% Este é o 11º número positivo seguido, segundo o IBGE. Como de praxe em muitas outras análises do instituto, o segmento de hipermercados,  supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi um dos grandes responsáveis pelo o bom desempenho do varejo, em março. A alta foi de 12,3% – a mais acentuada desde março de 2012 (12,4%).

Para o IBGE, o desempenho dos hiper e supermercados ocorreu por causa da Páscoa, que, neste ano, caiu em março. “O aumento real da massa de rendimentos e a redução sistemática da inflação de alimentação no domicílio também explicam o bom desempenho do setor”, complementa o órgão estatístico.

Outras atividades

A que obteve maior influência no resultado do varejo foi a outros e artigos de uso pessoal e doméstico, 13,8%, na comparação anual de março em março de 2018. Foi a taxa mais alta desde março de 2015 (15,7%), situando-se bem acima da média do varejo devido ao feriado da Páscoa.

 

Combustíveis e lubrificantes, com variação negativa de 4,8% em março no comparativo anual, exerceu a maior contribuição negativa no resultado total do varejo, segundo o IBGE. Essa é a nona taxa negativa consecutiva da atividade. A elevação dos preços de combustíveis é fator relevante que ainda vem influenciando negativamente o desempenho do setor.

Móveis e eletrodomésticos recuou 3,3%, tecidos, vestuário e calçados teve queda de 0,7%, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação caiu 7,6% e  livros, jornais, revistas e papelaria variou negativamente em 12,6% no volume de vendas.

Regiões

Frente a março de 2017, houve aumento em 26 das 27 Unidades da Federação, diz o IBGE.  Acre (18,0%), o Amazonas (15,6%) e o Espírito Santo (15,1%) tiveram as maiores altas do varejo, em março de 2018. Por outro lado,  Pernambuco (-0,4%) registrou a única taxa negativa entre as unidades da federação. Mas a concentração do comércio varejista faz taxas positivas, ainda que menores, serem mais relevantes. Nesse cenário, destaca-se o avanço de São Paulo (4,8%), Rio Grande do Sul (12,6%) e Rio de Janeiro (7,9%).

Fonte: Novarejo

49
Tags: desempenhovarejo
Previous Post

Natura prevê retomada e quer liderar na Argentina

Next Post

LojasKD entra com pedido de recuperação judicial

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

LojasKD entra com pedido de recuperação judicial

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.