SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Varejo de material de construção já fala em recontratação e investimento

Renato Muller by Renato Muller
4 de dezembro de 2018
in Notícias
A A

Otimistas em relação ao clima de recuperação econômica do País, o comércio de material de construção apresentou crescimento de 5% em novembro ante o mês anterior. Para 2019, os varejistas já preveem investimento nos negócios como treinamentos e contratação de funcionários.

Os dados, que fazem parte do balanço mensal realizado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), também apontam que no acumulado do ano o setor registrou incremento em torno de 6,5% em relação ao mesmo período de 2017.

Para o presidente da entidade, Cláudio Conz, a expectativa de investimento do futuro governo em obras de infraestrutura pública deve estimular o movimento positivo do segmento em 2019. “O otimismo do setor com relação ao governo nos próximos 12 meses atingiu 84%, maior patamar desde janeiro de 2013”, argumentou Conz, destacando a esperança de que os aportes públicos sejam destinados “para a construção de escolas, hospitais e novos presídios.”

De acordo com o levantamento realizado pela entidade, para 2019, cerca de 45% dos lojistas tem previsão de melhorar o preparo de seus funcionários em relação ao atendimento com o consumidor. Além disso, 16% têm a intenção de aumentar o quadro de empregados.

Na mesma linha traçada por Conz, o presidente do conselho diretivo da Anamaco, Marcos Atchabahian, afirmou que a soma entre a retomada da economia, o hábito do brasileiro reformar a casa no segundo semestre e a liberação do 13º salário contribuíram para o crescimento nas vendas.

“Historicamente, o segundo semestre tem maior demanda do que o primeiro. Isso acontece porque os consumidores concentram partes de seus gastos para reformar suas casas, como por exemplo com pinturas e instalando novos lustres para as festas de final de ano”, afirmou Atchabahian.

Ainda de acordo com o dirigente, a recessão econômica fez com que o brasileiro destinasse o salário para o pagamento de contas e dúvidas, com uma renda mais apertada. A partir de agora, segundo ele, a intenção de consumo deve ser reaquecida. “Houve uma demanda reprimida nos últimos anos. Devemos verificar essa tendência acontecer. Dessa forma, o comércio passa a ser movido em parte por um otimismo e confiança”, diz.

Segundo o balanço da entidade, a categoria de revestimentos cerâmicos apresentou crescimento de 12% nas vendas ante o mês anterior. Logo em seguida aparecem itens como tintas (7%) e telhas de fibrocimento (3%) na mesma base de comparação.

Partilhando de visão similar a de Atchabahian sobre reaquecimento do mercado, o sócio-diretor da GS&Consult, Alexandre Van Beeck, lembrou que os anos de crise econômica resultaram numa concentração maior de gastos em reformas pontuais nas casas em detrimento da renda apertada.

“Até o momento, os consumidores estavam segurando as despesas. Quando entra uma renda extra [13º], as pessoas se permitem outros tipos de gastos. Esse movimento, coincidiu com fatores de mercado, que apontaram para uma melhora na confiança do consumidor e no empresariado do Brasil”, argumentou Beeck, destacando que uma possível estabilidade do dólar apenas será benéfica para o setor caso as devidas reformas e políticas internas forem implementadas com êxito.

Avanço por região

Ainda de acordo com o levantamento da Anamaco, quase todas as regiões do País apresentaram desempenho positivo no período analisado, com destaque para o Sul (9%), Nordeste (8%), Norte (5%) e Sudeste (4%). Apenas o Centro-Oeste teve retração (-10%).

“A Região Centro-Oeste tem maior concentração do setor do agronegócio; já o desempenho no Nordeste – que depende muito de investimento público – estará ligado ao planejamento estabelecido pelo Governo Federal. Por fim, as Regiões Sul e Sudeste costumam apresentar boas evoluções”, argumentou Atchabahian. Sem traçar projeções exatas sobre o primeiro semestre de 2019, ele afirma que os avanços dessas áreas no País devem se manter.

Fonte: DCI

29
Tags: construçãomaterialvarejo
Previous Post

Pedidos por app crescem 104% na Netshoes e reclamações caem

Next Post

Carrefour quer abrir 4 lojas estilo “Amazon Go” no Brasil neste mês

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Carrefour quer abrir 4 lojas estilo “Amazon Go” no Brasil neste mês

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.