Por Lucianne Carneiro | Após queda em dezembro, o volume de vendas no varejo restrito abriu o ano em alta, com aumento de 3,8% em janeiro, ante dezembro, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (12).
Trata-se do maior avanço no mês desde o começo da série histórica, em 2000.
Em dezembro, frente a novembro, o comércio restrito tinha caído 2,8% (dado revisado após divulgação de recuo de 2,6%). Na comparação com janeiro de 2022, o varejo restrito avançou 2,6%. O comércio restrito acumula alta de 1,3% no resultado acumulado em 12 meses até janeiro.
- O resultado de janeiro ante dezembro do varejo restrito veio maior que a mediana estimada pelo Valor Data, apurada junto a 29 consultorias e instituições financeiras, que era de alta de 3,2%. O intervalo das projeções para o varejo restrito era de queda de 0,1% a alta de 4,2%.
A alta de 2,6% ante janeiro de 2022 também foi maior do que a esperada. A expectativa mediana do Valor Data era de aumento de 1,5%, com intervalo entre queda de 1,7% e crescimento de 4,1%%.
A divulgação de janeiro é a primeira da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) após a reestruturação das pesquisas conjunturais do IBGE, que significa também a divulgação de uma nova série histórica, com o encadeamento entre a nova pesquisa e a antiga.
A atualização da pesquisa, que ocorre de forma periódica na rotina do IBGE, reúne uma nova amostra de empresas, inclusão e exclusão de atividades e alterações nos pesos dos produtos, entre outras mudanças.
Na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), a principal novidade é a inclusão das atividades de atacado especializadas em alimentos, os chamados atacarejos. Até então não eram investigadas as receitas dos supermercados classificados como comércio atacadista, e uma parte importante de vendas nesse segmento não era identificada, segundo o IBGE.
No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 0,2% na passagem entre dezembro e janeiro, já descontados os efeitos sazonais.
Nesse caso, no entanto, os analistas de 26 instituições financeiras e consultorias esperavam aumento de 0,6%, segundo a mediana. O intervalo das projeções ia de queda de queda de 0,5% a aumento de 2,1%.
Em dezembro, frente a novembro, o comércio ampliado tinha avançado 0,4%.
Na comparação com janeiro de 2022, o volume de vendas do varejo ampliado subiu 0,5%. A expectativa mediana, pelo Valor Data, era de alta de 1,7%.
Fonte: Valor Investe