Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Supermercados de SP crescem 7,4% no ano

Supermercados de SP crescem 7,4% no ano

No conceito de mesmas lojas, que considera lojas em operação há pelo menos 12 meses, o faturamento real dos supermercados paulistas acumula crescimento de 7,35% entre janeiro e maio, na comparação com o mesmo intervalo de 2019. No quinto mês deste ano, as vendas do setor no estado de São Paulo subiram 12,3% em relação a maio do ano passado. Os dados foram apurados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados).

“Sem dúvida, o cenário da pandemia fez com que os supermercados recebessem o contingenciamento de gasto pelas famílias em bares, restaurantes e shoppings. Porém, a partir do próximo mês devemos notar uma queda devido à reabertura do comércio”, analisa Ronaldo dos Santos, presidente da APAS.

Confiança em queda

Apesar do bom momento vivido pelo setor supermercadista, empresários do varejo alimentar em SP demonstram preocupação em relação aos próximos meses. Tanto que o índice geral de confiança dos empresários, medido pela Apas, registra em julho apenas 16% de otimismo – no mês anterior 30% dos entrevistados estavam otimistas. Mesmo assim, o percentual de pessimistas não cresceu (38% agora contra 39% em junho). O que houve foi forte acréscimo na quantidade de supermercadistas que revelam neutralidade em relação à situação do setor: 46% em julho contra 31% em junho. “Para muitos, o cenário ainda é nebuloso. Principalmente quanto ao comportamento do consumidor frente à abertura de outros varejos e o fim a da ajuda financeira do governo”, explica o presidente da APAS.

Fonte: S.A. Varejo