Por Mariana Barbosa | A Simples Reserva nasceu há dois anos com o intuito de promover a fidelização dos clientes com um plano de assinatura de camisetas básicas envolvendo economia circular. O programa de fidelização ainda existe na Reserva, mas a marca Simples ganhou vitrine própria — e já começa a estampar resultados. A marca mais democrática do grupo Reserva estreou no e-commerce há dez meses e hoje vende pela internet o equivalente a 15% das vendas da própria Reserva no ambiente virtual.
A primeira loja física foi inaugurada em maio no Barra Shopping e superou em 3 vezes a expectativa de vendas, diz o fundador da Reserva, Rony Meisler, CEO da AR&CO, divisão da Arezzo criada em 2020 com a fusão com o Grupo Reserva. Ele agora está em negociação com três outros shoppings da cidade para abrir pelo menos mais duas unidades neste segundo semestre — sendo que ao menos uma delas será fora da Zona Sul.
— Sempre carreguei essa dor de ter criado, com a Reserva, uma marca tão inclusiva, mas com preços não inclusivos. Mas a realidade é que a Reserva acabou virando premium não por uma decisão nossa, mas pelo modelo do negócio. A gente comprava da indústria e revendia para uma empresa multimarca e cada um tem que colocar a sua margem — diz Meisler.
Na Simples, os preços de camiseta começam em R$ 59 (no combo de três) e vão até R$ 149, que é o preço de entrada na Reserva.
Para chegar em uma equação mais democrática, a Simples trabalha com uma gama menor de produtos e tecidos — 70% das peças são de algodão e as coleções não passam de 700 SKUs (ou variações únicas de produtos) por ano, sendo menos de 300 disponíveis por estação. Isso equivale a metade das variações de produtos na grife Reserva.
Os modelos são clássicos e não se submetem à lógica do fast fashion. — A beleza desse modelo é que não tem queima de estoque. A gente pode guardar uma peça de inverno pra vender no ano seguinte — diz.
A Simples também vai ganhar sua primeira grande campanha de marketing, com Tadeu Schmidt como garoto-propaganda. O jornalista e apresentador do BBB vai estrelar a campanha do dia dos pais ao lado das filhas Laura e Valentina.
A Simples é comandada por João Vítor Assunção, um executivo de 26 anos que entrou como estagiário há 4 anos. Algumas ideias de João Vitor estão sendo adotadas pelo resto do grupo — como encontros presenciais com os lojistas multimarcas, que são convidados para vivenciar a experiência da marca no Rio. Com essa estratégia, João Vitor já tem quase 300 lojistas vendendo Simples pelo Brasil. O plano é conquistar 1 mil pontos de venda multimarca em até três anos e, junto com franquias e o e-commerce, alcançar a marca R$ 50 milhões de receita.
Fonte: O Globo