SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Sanfarma quer avançar no mercado farma com lojas de preço único

Renato Muller by Renato Muller
12 de julho de 2018
in Notícias
A A

Com uma operação enxuta perto das gigantes que disputam os mercados nos quais atua, a brasileira Sanfarma, cujo diversificado portfólio vai de curativos e compressas a testes de gravidez e produtos que aliviam dores musculares, tem garantido o crescimento das receitas a partir da exploração de nichos que são menos visados por concorrentes do porte da multinacional Johnson & Johnson ou da também brasileira Cremer.

“Buscamos olhar para o que não é oferecido no varejo mas é uma necessidade do consumidor”, diz o fundador e presidente da empresa, Luciano Biagi. Foi assim no desenvolvimento do primeiro oclusor estéril (tampão) oftalmológico em versão individual para o varejo, reforçando a estratégia de inovação que se consolidou em 2010. “Os pequenos [fornecedores] fazem qualquer preço, e os grandes têm um portfólio maior e conseguem vender o pacote. Percebemos que seria preciso inovar”, afirma.

Com faturamento de R$ 30 milhões no ano passado, 33% acima do registrado em 2017, a Sanfarma tem forte presença no varejo farmacêutico, em especial nas redes independentes, e quer avançar em pequenos mercados e lojas de preço único. Hoje, 90% das vendas são geradas em drogarias e farmácias, ante 10% nos demais canais. Nos próximos anos, esse mix pode ficar em 80% e 20%, respectivamente, sem abrir mão de preço. “Não temos o preço mais alto, mas não queremos ser o primeiro preço, porque isso pode significar perder alguma qualidade”, afirma Biagi.

Com um portfólio de mais de 70 produtos, a Sanfarma é dona de marcas como Confira (de testes de gravidez), Doutorsan (para alívio de dores musculares), Despack (linha de coletor de resíduos hospitalares) e Sancare (de algodão, compressas e hastes flexíveis, entre outros produtos). Entre os mais vendidos aparecem o teste de gravidez e uma compressa de gaze não aderente.

Fundada em 1998 em Extrema (MG), a Sanfarma tinha foco inicial no fornecimento de compressas de gaze esterilizadas para o varejo farmacêutico, que ainda não era atendido pelas grandes fabricantes. No começo dos anos 2000, começou a produzir ataduras em Bragança Paulista (SP), em sociedade com um empresário local, e transferiu-se para Americana, onde acaba de investir R$ 3,6 milhões para deslocar a produção para uma área maior.

Hoje, produz mais de 150 milhões de compressas de gaze por ano, 80 milhões de compressas de TNT, 50 milhões de curativos, 5 milhões de testes de gravidez, além de 100 toneladas anuais de algodão bola e em caixinha. A Sanfarma também fornece produtos para varejistas de medicamentos que operam com marca própria, entre as quais Panvel, Ultrafarma e Drogaria São Paulo.

Após a mudança da fábrica, o próximo passo deve ser a instalação de um centro de distribuição no Nordeste, que reduzirá o prazo de atendimento. Hoje, os pedidos podem levar até 20 dias úteis para chegar ao cliente. Com o novo CD, o número de dias pode cair pela metade.

Para 2018, diz Biagi, a previsão era de crescimento de 10% a 15% nas vendas antes da greve dos caminhoneiros. Depois da paralisação, que bloqueou estradas em todo o país, já não havia expectativa de alcançar o topo da projeção.

Fonte: Valor

37
Tags: mercadopreçoSanfarma
Previous Post

No Super Muffato, clientes podem “colher” hortifrutis

Next Post

Varejo de moda sofre no 2º tri e depende mais do fim do ano

Conteúdos Relacionados

Vendas no Dia das Mães sobem 6% em 2021
Notícias

Gigantes da moda reduzem dívida e setor começa a se reestruturar

3 de dezembro de 2023
Gamificação aumenta frequência de compras e gasto médio de clientes na C&A
Notícias

Gamificação aumenta frequência de compras e gasto médio de clientes na C&A

3 de dezembro de 2023
Mercado Livre avança sobre venda própria
Notícias

Mercado Livre avança sobre venda própria

3 de dezembro de 2023
Next Post

Varejo de moda sofre no 2º tri e depende mais do fim do ano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Gigantes da moda reduzem dívida e setor começa a se reestruturar
  • Gamificação aumenta frequência de compras e gasto médio de clientes na C&A
  • Mercado Livre avança sobre venda própria

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Gigantes da moda reduzem dívida e setor começa a se reestruturar
  • Gamificação aumenta frequência de compras e gasto médio de clientes na C&A
  • Mercado Livre avança sobre venda própria

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.