Por Nicolas Fernandes | Na edição deste ano da NRF: Retail’s Big Show, em Nova York, a maior feira de varejo do mundo, as tendências e inovações apresentadas estão delineando um cenário futurista que já está sendo implementado no presente. O evento, marcado por espaços distintos em seu layout de programação, destaca a evolução notável do setor de tecnologia, com um foco evidente em inteligência artificial (IA). As estatísticas revelam que 86% das startups presentes na feira estão focadas no assunto, demonstrando a relevância e o impacto desse setor no cenário atual do varejo.
No espaço principal da NRF 2024, as aplicações de IA, que perpassam por diversos processos de operação, foram protagonistas no setor de Retail Media. O termo refere-se a uma estratégia de publicidade em que os varejistas utilizam seus próprios canais de vendas como plataformas publicitárias. Em vez de depender dos meios de comunicação tradicionais ou das redes de publicidade externas, por exemplo, os varejistas aproveitam o tráfego gerado em seus sites para oferecer oportunidades de publicidade às marcas e aos anunciantes. Vale destacar que o Retail Media não é apenas on-line: existe uma revolução da área sendo implementada nas lojas físicas também.
Essa forma de publicidade permite que as marcas atinjam os consumidores enquanto eles estão envolvidos no processo de compra, tornando-a altamente direcionada e contextual. O Retail Media está experimentando um crescimento considerável, e as palestras apresentadas no NFR 2024 revelaram o comprometimento das empresas em continuar investindo nessa vertente, fato evidenciado até mesmo pelo country manager Brasil do Mercado Livre, Fernando Yunes.
* Nícolas Fernandes é Chief Sales Officer (CSO) da Social Digital Commerce e especialista em transformação digital há mais de 15 anos.