O cenário econômico adverso e a consequente mudança no hábito de compras do consumidor levaram algumas redes mineiras de supermercados a reduzir suas margens de lucro para garantir vendas. Uma dessas empresas é o Barbosão Extra, com 16 unidades no Triângulo Mineiro e Alto do Parnaíba.
“Ao contrário do que a maioria pensa, o setor supermercadista não está alheio à crise. Estamos sofrendo impactos da recessão como qualquer outro setor. A diferença é que optamos por encolher nossas margens a fim de manter o volume de comercialização”, afirma Antônio Ferreira Barbosa, proprietário da rede.
Ele acrescenta que a empresa teve uma redução de seis pontos percentuais na margem bruta. Barbosa lembra que o consumidor está indo menos vezes às lojas e priorizando embalagens econômicas e promoções. Devido à estratégia de encolher a lucratividade para manter o consumo, o Barbosão Extra deverá crescer 14% real neste ano em relação a 2015.
Outra rede que reduziu margens foi a ABC, com 34 unidades espalhadas na região Centro-Oeste de Minas Gerais. “Este ano foi um pouco melhor do que o anterior, porque o iniciamos preparados para o que enfrentaríamos. Em relação às margens, por exemplos, já sabíamos que teríamos de mexer”, afirma Valdemar Martins do Amaral, proprietário da rede. A expectativa do empresário é elevar em 18% as vendas neste ano, considerando as novas lojas.