Um grupo de redes do interior sentiu muito pouco o impacto da crise vivida pelo País no ano passado. Essas companhias tiveram expressivo avanço real em faturamento, já descontado o IPCA médio de 8,77%. Algumas se destacaram também pela alta do lucro líquido no ano. Em comum, esses supermercados agiram rápido para se adaptar à nova realidade do consumidor. Confira, a seguir, o que fizeram algumas dessas empresas
Savegnago Cartão próprio e e-commerce
Capacitação de funcionários para elevar a produtividade, o Higa realizou em 2016 mais de 4.000 horas/treinamento.
Uma das maiores redes do interior de São Paulo e do País, a Savegnago apresentou no ano passado crescimento real em vendas de 8,72%. De quebra, registrou lucro líquido de 2,4% sobre o faturamento, de acordo com dados do 46º Ranking de Supermercados de SM.
A empresa, com sede em Sertãozinho, não poupou esforços para conhecer melhor seus clientes. Por meio de análises do CRM, definiu sortimento e promoções mais assertivas. Perecíveis, como os alimentos congelados, são exemplos de produtos que ganharam destaque. Sebastião Edson Savegnago, o Chalim, superintendente da rede, lembra que esses produtos, de alto valor agregado para o varejo, apresentam bom custo/benefício para o consumidor. “Em um momento em que comer fora ficou caro, levar uma pizza que serve três pessoas, por menos de R$ 15 reais, se tornou uma ótima opção”, exemplifica o supermercadista. Esse mesmo cliente acaba levando também uma bebida e até mesmo outros itens, elevando seu tíquete.
Os esforços para aumentar a adesão ao cartão Savegnago também tiveram papel importante no crescimento da empresa. No ano passado, a adesão subiu 98% em comparação ao ano anterior. Em faturamento, o aumento foi ainda mais expressivo: 130% de alta nas compras realizadas com o cartão. O interesse do consumidor se explica pela possibilidade de parcelar as compras em até três vezes. Ele também soma pontos no programa de fidelidade Netpoints e pode trocá-los por prêmios, como recarga de celular, ingressos de cinema, produtos eletroeletrônicos e de utilidade doméstica, além de passagens aéreas e pacotes de viagens.
De olho nas tendências de mercado, o Savegnago também começa a colher os frutos de seu investimento no e-commerce. As vendas online já crescem, em média, 20% ao mês e 100% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O consumidor pode comprar, inclusive, pelo celular, já que o site conta com versão mobile. A empresa já está se preparando para o futuro.
Higa Atacado Produtividade e pessoas
Com mais de duas décadas de atuação em Campinas, o Higa Atacado inaugurou no ano passado sua segunda loja, desta vez no município vizinho de Santa Bárbara d’Oeste. Ambas são do formato atacarejo, com 60% das vendas para o consumidor final, 30% para pequenos comerciantes e 10% para comerciantes maiores. A nova loja é uma das responsáveis pelo avanço real de 35,1% no faturamento, de acordo com dados do Ranking de Supermercados de SM. Mas a empresa também destaca os resultados do investimento que faz nos seus colaboradores.
Norimiti Higa, diretor comercial da empresa, conta que, ao ser contratado, todo funcionário passa os dois primeiros dias recebendo treinamento e participando de um processo de integração. Nele, conhece não apenas a área em que irá trabalhar, mas todos os setores da empresa. Dois psicólogos ajudam nessa e em outras tarefas. Assim, cada novo colaborador tem a oportunidade de se ambientar, conhecer os valores e a missão da empresa. “O trabalho é uma consequência disso”, gosta de dizer Norimiti Higa.
A preparação não se resume ao momento do ingresso na empresa. Ao longo do ano passado, foram mais de quatro mil horas de treinamento, muitas delas com participação efetiva das lideranças. Além de questões técnicas, são abordados temas como educação financeira. O Higa Atacado também fornece diversos benefícios, como plano de saúde e odontológico, cesta básica, seguro de vida, almoço e jantar no refeitório – que é o mesmo para todos os níveis hierárquicos. Atualmente, o turnover na empresa não chega a 5%.
Formado na década de 1970 em Organização e Método pela Unicamp, Higa é atento aos detalhes e sabe que eles fazem muita diferença numa empresa. Nenhuma empilhadeira trabalha sem carregar a capacidade completa de carga, e também não há caminhões saindo com carregamento incompleto. Tudo para manter alta a produtividade e evitar custos adicionais à rede.
Alta real de 8,7% nas vendas Parte do crescimento se deve a boas negociações com os fornecedores
Atento ao cenário político e econômico, o Higa Atacado foi rápido ao se adaptar às necessidades do consumidor. Pensando nas famílias que ainda sofrem com desemprego e a consequente redução na renda, a empresa aumentou a participação dos itens de preço baixo em seu sortimento. “Foi uma grande virada”, lembra Higa. Ele explica que não houve uma mudança radical no mix, pois produtos de marcas líderes continuam à disposição do público com condições de adquiri-las. Com mais produtos de baixo valor, algumas margens ficaram apertadas, mas o giro tem compensado, o que mostra que a estratégia deu certo.
Iquegami Lojas remodeladas e combate à ruptura
O Iquegami Supermercados conta com oito lojas distribuídas nas cidades paulistas de Olímpia, Guaraci, Bebedouro, Monte Azul Paulista e Severínia. Em 2016 cresceu 8,7% em vendas reais, com lucro de 2,05%. Tudo isso seguindo um plano de ação que envolveu todos os setores da rede. “Todas as nossas lojas estão remodeladas e atualizadas, com o principal objetivo de oferecer uma melhor experiência de compra aos nossos clientes”, afirma a sócia-proprietária Márcia Heloisa Iquegami, diretora administrativa e financeira.
Segundo Márcia, a área comercial conseguiu ótimas negociações e também parcerias com os fornecedores, o que permitiu trabalhar com grande variedade de itens a preços competitivos. O desempenho dos 20 mil itens ativos para venda no mix foi analisado e acompanhado de perto por uma equipe do setor administrativo, o que possibilitou ajustar os estoques e reduzir a ruptura.
Durante o ano passado, o Iquegami também realizou promoções semanais e mensais, além da grande campanha de aniversário “51 anos de surpresas feitas para você”. O ponto mais alto foi o sorteio de um automóvel Hilux 0km e 15 motos Honda CG 125 fan, além de 25 celulares e 10 TVs de 42”. O público aprovou.
Fonte: Supermercado Moderno