Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Rede de atacarejo adota energia limpa e reduz impacto ambiental

Rede de atacarejo adota energia limpa e reduz impacto ambiental

Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, Tonin enumera as práticas desenvolvidas nas suas 18 unidades

Por Redação

O Tonin, uma das maiores redes de atacarejo do interior de São Paulo e Sudoeste de Minas Gerais acredita no efeito positivo da sustentabilidade nos negócios, por isso, sempre buscou alternativas que minimizassem ou reduzissem a zero qualquer impacto ambiental gerado pela empresa.

 Pensando em sustentabilidade e também na utilização de energia limpa, desde 2016, o Tonin acessa energia 100% limpa e renovável em suas unidades graças à parceria com a Witzler Energia. Ao atuar no Mercado Livre de Energia, a empresa deixou de emitir 6.470,4 toneladas de CO2 na atmosfera e obteve dupla certificação verde emitida pela Witzler Energia e Serviço Brasileiro de Certificações (SBC). São eles:

O Certificado de Uso de Energia 100% Renovável atesta que as unidades do Tonin que participam do Mercado Livre de Energia, utilizam apenas energia oriunda de fontes 100% limpas e renováveis.

O Certificado de Redução de Emissão de CO2 atesta que a empresa, justamente pelo uso de energia limpa e renovável nas unidades que estão no Mercado Livre de Energia, evitou que 6.470,40 toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera. Essa redução equivale ao plantio de 755 campos de futebol em árvores.

“A preocupação com o meio ambiente sempre esteve presente no Tonin e essa parceria com a Witzler nos trouxe uma oportunidade de reduzir drasticamente o impacto ambiental, além de uma considerável economia, pois agora compramos uma energia de custo bem menor do que a adquirida de forma convencional”, afirma Marcos Cezar Cattani, gerente de operações e despesa da rede.

De acordo com ele, no último trimestre deste ano, houve uma economia média de 34,5% e no último mês, a economia foi acima de 39%. “No projeto, como um todo, desde que iniciamos no Mercado Livre de Energia, tivemos uma economia de acumulada de R$ 18 milhões, um saldo extremamente positivo, ainda mais se contarmos o volume de CO2 que deixamos de emitir na atmosfera. O resultado foi positivo em todos os aspectos”, diz Cattani. 

A atuação no Mercado Livre de Energia e eficiência energética é um projeto consolidado na empresa e estará contemplado em todas as lojas a serem inauguradas futuramente. “Estamos muito satisfeitos com o resultado econômico e também ambiental, ficamos felizes em vermos o quanto contribuímos para que o ambiente da nossa sociedade fique melhor”, diz Cattani.

Para ele, ações relacionadas às agendas de ESG (Environmental, Social and Governance, em que E é de Ambiental, S de Social e G de Governança) devem estar sempre no radar das empresas que buscam um equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e os resultados financeiros. “É um tripé importantíssimo e que agrega muito valor à marca”, finaliza.

Além dessa, a Rede Tonin tem outras iniciativas sustentáveis, para conhecê-las, acesse o site corporativo www.luiztonin.com.br.

Mercado Livre de Energia ou ACL – Ambiente de contratação livre de energia

É um ambiente de negociação de energia elétrica no qual os consumidores têm liberdade para escolher seu fornecedor de energia e negociar diretamente com ele todas as condições dos seus contratos como preço, demanda, quantidade contratada, período de suprimento, condições de pagamento etc.

Atualmente no Brasil apenas consumidores empresariais que demandem mais de 500kW por mês de energia elétrica podem acessar o Mercado Livre de Energia. Essa demanda é representada por contas de energia mensais em torno de R$ 30.000,00 ao mês. Uma boa notícia é que a faixa inicial de acesso ao Mercado Livre de Energia deve diminuir significativamente no curto prazo o que permitirá que milhares de empresas passem também a usufruir desse ambiente de liberdade, economia e sustentabilidade.

Outra boa notícia é a tramitação em caráter de urgência da PL 414 de 2021, que prevê o que convencionou-se chamar de “portabilidade da conta de luz” para todos os consumidores de energia brasileiros, empoderando empresas ou pessoas ao atribuir liberdade de escolha e livre negociação a todos e democratizando o acesso a fontes de energia limpas e renováveis.

Sobre a Rede Tonin

Fundada em 1962 pelo empresário Luiz Tonin, em São Sebastião do Paraíso (MG), a Rede Tonin é uma empresa familiar que já está na terceira geração de diretores e tem forte atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo.

Atualmente, a empresa opera 18 lojas nos formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”, fusão das palavras atacado e varejo) e emprega aproximadamente 2.200 colaboradores. Seu processo de expansão prevê a construção de novas lojas em Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro, São Sebastião do Paraíso e mais um Centro de Distribuição (CD) em Jardinópolis para atender lojas do Estado de São Paulo. Nos próximos anos, a meta é chegar a 40 lojas.

Fonte: SuperHiper