Por Rodrigo Rocha | A Marisa Lojas divulgou prévia operacional do quarto trimestre informando queda de 41,4% na receita líquida pró-forma, para R$ 409 milhões.
O resultado pró-forma exclui efeitos extraordinários de R$ 36,3 milhões e R$ 153,8 milhões para o quarto trimestre e para 2023, respectivamente, referentes a despesas operacionais relativas ao encerramento de 91 lojas em 2023.
O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) pró-forma do varejo ficou negativo em R$ 35 milhões no quarto trimestre, contra resultado positivo de R$ 24 milhões no mesmo período de 2022.
A margem bruta cresceu 1,4 ponto percentual, para 51,9%, beneficiada pela queda de 27,6% nas despesas operacionais.
“Apesar de nossos melhores esforços para entregar uma operação de varejo normalizada, com todo o avanço que tivemos com a estrutura operacional e de capital da empresa e, mesmo com a retomada das atividades comerciais ao longo do quarto trimestre de 2023, nosso resultado anual não atingiu o que foi inicialmente planejado”, diz o comunicado da empresa.
A Marisa afirma que entrou no trimestre com expectativa de receita ainda abaixo do mesmo período de 2022, “mesmo esperando uma recomposição gradual de estoques que não se materializou no ritmo necessário”.
A companhia destacou que o desempenho abaixo do esperado nos últimos meses de 2023 acendeu o alerta para a necessidade de um “ajuste de rota”.
“Iniciamos o ano de 2024 com o objetivo de redirecionar os esforços para o reposicionamento da marca, retornando ao seu DNA, voltado para a classe C, público de referência da nossa penetração física. Com isso, a Marisa fez uma movimentação estratégica importante em sua liderança, com a nomeação de um novo diretor-presidente, Edson Garcia, que chega bastante alinhado com essa estratégia de reposicionamento”, diz o comunicado.
Garcia foi anunciado como novo presidente da Marisa no início de março, em substituição a Andrea Menezes, que após um mês na função, assumiu a presidência do conselho de administração da varejista de moda.
A Marisa também informou que encerrou 2023 com dívida líquida de R$ 67,8 milhões, queda de 31,5% na comparação anual.
Fonte: Valor Econômico