Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Crise reforça importância dos dados para o varejo

Crise reforça importância dos dados para o varejo

Edição 2020 do Ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” da SBVC será a mais completa até hoje, com novas análises exclusivas e ainda mais conhecimento sobre o setor

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) nasceu em 2014 com uma constatação e uma visão. A constatação: o setor se tornava mais profissional a cada dia, mas ainda não costumava usar tantos dados para embasar a tomada de decisões. A visão: em um futuro cada vez mais digital, a importância dos dados só vai aumentar e, por isso, precisamos estimular a análise das informações e gerar conhecimento para o mercado.

Isso nunca foi tão verdadeiro quanto em 2020.

O mundo mudou muito em seis anos, e em alguns casos para melhor. A cultura de dados é cada vez mais forte no varejo brasileiro. Se essa cultura não tinha sido completamente impulsionada pela crise econômica da metade da década, foi incrivelmente acelerada pelo coronavírus. Mais do que nunca, em momentos de crise é preciso ter informação e capacidade de análise.

É isso que torna a edição 2020 do Ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” tão importante. Em sua sexta edição, o estudo já está consolidado como a análise mais completa do País sobre o segmento mais importante da economia nacional. Em parceria com diversos apoiadores que têm dado suporte à nossa visão de apresentar informação de qualidade para o desenvolvimento do varejo, o Ranking tem mostrado, a cada edição, a forte evolução do setor.

Com mais de 50 mil downloads da edição 2019, o Ranking se tornou leitura obrigatória para todos os que querem entender melhor a dinâmica do varejo brasileiro. Com análises detalhadas de cada segmento, números importantes das maiores empresas varejistas brasileiras e avaliações transversais que abrangem da logística ao e-commerce, o Ranking permite entender a evolução do setor e apresenta inúmeros insights, oportunidades e respostas aos grandes desafios do mercado.

Desafios que já eram importantes se tornaram urgentes em 2020. O coronavírus acelerou mudanças que já vínhamos apontando nos últimos anos como importantes para a evolução das empresas. A digitalização dos negócios mudou de patamar nos últimos meses e ninguém cogita mais deixar os investimentos em omnicanalidade para depois.

Na crise, o que era importante se torna essencial. Ter informações confiáveis para direcionar os investimentos passa a ser obrigatório. E é por isso que a edição 2020 do Ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” será a edição mais importante que já fizemos até agora. Estamos consolidando os dados e, em breve, você poderá entender ainda melhor a transformação do setor e os novos rumos do varejo.

Além disso, nesta edição teremos uma grande novidade: iremos reconhecer, com uma premiação baseada em critérios técnicos, as melhores empresas do nosso setor.

Um grande abraço!

Eduardo Terra

Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)