O comércio varejista vem se digitalizando de modo gradual. Um levantamento feito pela STANDOUT, empresa de inteligência em trade marketing digital, aponta um crescimento de 43% de audiência entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023 no segmento de supermercadistas e atacarejos que possuem e-commerce, como por exemplo Extra, Pão de Açúcar, SuperNosso, Tenda Atacado, Pague Menos, Atacadão entre outros. Além disso, a martech viu os seus parceiros deste mesmo segmento triplicarem nos últimos 12 meses,
Este aumento do número de shoppers pressiona ainda mais a necessidade do varejo alimentar de implementar, em sua estratégia, o omnichannel, como comenta Andrea Miranda, CEO e cofundadora da STANDOUT. “O shopper de hoje é ávido por informação onde quer que esteja, seja no mundo físico ou digital. O e-commerce que não falar o idioma do conteúdo e omnicanalidade, corre o sério risco de não conseguir se comunicar com seu cliente”.
Os segmentos de limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas e não alcoólicas são os preferidos no mercado digital e são um dos principais vetores deste aumento da audiência. Segundo a 47ª edição do relatório Webshoppers, realizado pela NielsenIQ Ebit, entre os anos de 2021 e 2022, a categoria de alimentos e bebidas registrou um crescimento de 82,8% em relação ao número total de pedidos. Enquanto perfumaria e cosméticos tiveram um aumento de 22,5% e saúde 16,9%.
“O trade marketing digital abrange toda informação, em seus vários formatos, e a precisão em se comunicar com o cliente nesta “última milha”. É estar ao lado do shopper ajudando-o na decisão de encontrar o produto mais aderente às suas necessidades para colocar no carrinho. O uso da tecnologia para colocar em prática todas essas estratégias de trade marketing digital, é extremamente poderoso e eficaz, tanto para as marcas quanto para o varejo impulsionarem as vendas do comércio digital, e ao mesmo tempo ter presença e ativação com o cliente”, finaliza a CEO da STANDOUT.
Fonte: Super Varejo