A Renner, maior varejista de moda do mercado brasileiro, informou que vê melhora nos índices de confiança de consumidores e empresários, mas que espera ações rápidas do governo de Michel Temer após o impeachment.
A Renner foi a campeã do setor de Comércio Varejista da edição 2016 do anuário “Valor 1000”, cuja cerimônia de premiação ocorre nesta noite em São Paulo. “O governo de Temer precisa começar a concretizar ações o mais rapidamente possível, para que não haja no Brasil uma decepção como a que está havendo na Argentina com o Mauricio Macri, que prometeu rápido demais e não cumpriu”, afirmou José Galló, presidente da Renner.
O executivo disse ainda que, apesar da melhora nos índices de confiança, a alta taxa de desemprego e a queda na renda das famílias exercerão efeitos na economia por vários meses. E a realização de reformas, como a da Previdência e a reforma trabalhista, não terá efeito no curto prazo, mas indica um caminho para a economia brasileira, que pode estimular as empresas a voltar a investir.
“Além das reformas trabalhista, tributária e da previdência, vai ser preciso que o governo adote medidas de curo prazo para destravar a economia, como uma eventual abertura de importação ou facilitação para a tomada de crédito pelas empresas”, afirmou Galló.
O presidente da Renner disse que o governo do Temer terá os primeiros cem dias para mostrar o que pretende fazer para tirar o país da recessão. “O governo terá que produzir resultados que animem a população, que mostrem mudanças concretas”, disse o executivo.
Em relação às manifestações populares recentes contra o governo Temer, Galló disse que as pacíficas são legítimas. “Sou a favor das manifestações legítimas e espontâneas. Não sou a favor de manifestações nas quais haja violência e as pessoas vão em troca de alguma coisa”, afirmou. Ele também acrescentou que já eram esperadas manifestações após o processo de impeachment.
Planos
A Renner manteve para o ano o plano de investir R$ 550 milhões na abertura de 60 lojas, sendo 25 unidades da Renner, 15 da Camicado e 20 da Youcom.
O valor é 10% superior aos investimentos feitos no ano passado. Galló acrescentou que a companhia concluiu no mês passado a implantação de novos softwares de gestão empresarial da Oracle, um investimento que levou dois anos para ser concluído.