Com o apoio da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), foi apresentado ontem em São Paulo o conceito OasisLab, o primeiro espaço de inovação brasileiro focado no setor varejista. “É um ecossistema completo que reúne laboratório de soluções e prototipagem, cursos, eventos, reuniões com varejistas, aceleração de startups e espaço de coworking, conectando novos negócios e empresas do varejo”, afirma Helio Biagi, diretor do Lab.
Com o OasisLab, empreendedores e startups podem compartilhar espaços de trabalho e trocar ideias sobre seus negócios, em um espaço para aprendizagem que estimula a inovação. A plataforma funcionará a partir de junho em uma sede no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o que não impede a realização de eventos em parceria com aceleradoras e espaços de coworking. É o que aconteceu na noite de ontem durante o Pizza’n’Pizza, evento realizado pelo OasisLab em parceria com a Liga Ventures e com patrocínio da Totvs: seis startups fizeram apresentações de 5 minutos cada sobre seus modelos de negócios e foram sabatinadas por um time de experts de varejo.
Alexandre Guerra (conselheiro do Giraffas), André Fatala (CTO do Magazine Luiza), Arno Krug Junior (head de Soluções de Varejo da Tenco Shopping Centers), Fabiola Paes (conselheira do Laboratório de Varejo da Universidade Positivo), Germán Quiroga (conselheiro da Gol Linhas Aéreas e Totvs) e Julio Baião (CIO da C&C Casa & Construção) questionaram Logbee, Influhub, Nexxto, Menu.com.vc, Ouvi e Seed sobre as bases de seus negócios, forças, riscos, desafios e efeitos de concorrentes, em um ambiente de intensa troca de ideias e geração de insights. Startups que atuam em segmentos bastante distintos, como logística para e-commerce, marketing de influência, IoT para controle de temperatura de ambientes do varejo, atendimento ao foodservice, mobile coupons e inteligência de dados no PDV, e foram selecionadas pela Liga Ventures a partir de mais de 60 inscrições para o evento.
As seis startups que se apresentaram são uma amostra do potencial criativo do varejo e dos possíveis caminhos de inovação no setor, viabilizados a partir da transformação digital dos negócios. Os primeiros representantes de uma imensa mudança pela qual o varejo passará nos próximos anos.
Fonte: Redação