Após um longo período de distanciamento dos shoppings centers, com fechamentos totais e parciais causados pela crise econômica e sanitária dos últimos dois anos, a volta dos consumidores parece indicar boas expectativas para o setor. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as lojas físicas tiveram um aumento de 120% na movimentação de clientes desde a recuperação da segunda onda de Covid-19, e uma retomada de 103% para os shoppings centers. A necessidade de aproximação das ferramentas digitais durante a pandemia impulsionou uma mudança no hábito de consumo e acelerou a digitalização dos shoppings, um cenário que demanda a inovação tecnológica e o entendimento do perfil de cada consumidor.
As ações que antes aconteciam apenas de maneira física agora também são pensadas de forma digital. Para o CEO da Spot Metrics, Raphael Carvalho, é preciso ter em mente que o bom desempenho do varejo não depende unicamente de suas ofertas. “Os consumidores valorizam cada vez mais a experiência com as empresas, isso é observado desde o primeiro ponto de contato até um processo de fidelização”, diz Carvalho.
Presença Omnichannel
A integração e a atuação sincronizada dos meios de contato entre empresas e consumidores podem ser um dos diferenciais mais importantes para o varejo físico na atualidade. Ser multicanal é uma necessidade clara em um cenário onde não só as redes sociais ganharam força de persuasão, mas também se tornaram pontos de aproximação com o público. As estratégias omnichannel devem alinhar um mesmo discurso para diferentes plataformas, com o objetivo de potencializar a experiência de compra que pode ser iniciada por uma pesquisa na internet e continuar em uma visita física.
Talvez não seja possível atingir a onipresença de uma marca para atender todos os canais de informações existentes na atualidade, por isso, um estudo de perfil em uma base de dados pode colaborar com uma decisão mais assertiva sobre onde é melhor investir o atendimento.
Estratégia de dados
Atualmente a coleta e o cruzamento de dados são um dos maiores aliados na definição de estratégias de comunicação, promoções, ofertas de produtos e serviços para qualquer grande negócio. Por meio do estudo das informações, é possível entender o perfil de cada consumidor, prever hábitos de consumo e antecipar soluções para futuras demandas.
As boas intenções com o uso das ferramentas de coleta e análise de dados não excluem a responsabilidade das empresas com seus clientes. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) precisa ser conhecida e respeitada pelo varejo durante um processo de digitalização. “A LGPD garante aos consumidores um controle maior sobre suas informações e a forma com a qual são utilizadas. Praticar e demonstrar a preocupação com a lei ajuda a criar um laço de confiabilidade, mais que necessário para os dias atuais”, diz o CEO da empresa.
Pagamentos digitais para shoppings
Os recursos para pagamentos digitais têm se popularizado cada vez mais por sua praticidade e acessibilidade. Transações por Pix, QR Code e carteiras digitais devem substituir quase que por completo o uso do dinheiro em espécie, segundo a opinião de entrevistados do levantamento Carat Insights, realizado pelo Instituto Locomotiva.
A partir disso, a Spot Metrics pensou em uma maneira simples de pagamentos que pode ser realizada por meio do celular, integrando todas as lojas de um shopping center e disponibilizando recompensa para os consumidores. “A carteira digital para shopping busca promover a melhor experiência para as lojas e consumidores, de maneira que se sintam mais seguros com seus dados e sem riscos de invasão de privacidade”, afirma o CEO da Spot Metrics.
Segundo Raphael, a nova ferramenta também será importante para a análise de dados dos consumidores, auxiliando na execução de novas ações promocionais dos estabelecimentos e envio de mensagens personalizadas, como cupons de descontos e novidades.
Primeira edição do Spot On traz debates sobre inovação e tecnologia para o varejo físico
Em 22 de setembro a SPOT Metrics realizará a primeira edição do Spot On, no espaço ExC, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Os ingressos já estão disponíveis para a compra no site da Sympla, pelo valor de R$490, permitindo livre acesso às palestras, ativações, muito networking e happy hour no fim do dia. O evento faz um convite para que profissionais de diferentes áreas do setor do varejo físico possam refletir sobre questões, como a importância do marketing alinhado às estratégias de impacto e ao uso de dados, à aplicação do omnichannel como importante aliado na promoção de experiências memoráveis para os consumidores, a aplicação de programas de fidelidade e seus benefícios para o crescimento dos negócios. O evento contará com a presença das maiores holdings de shoppings centers espalhadas por todos os Estados do Brasil e heads de grandes empresas de tecnologia e informação na atualidade, como Tiago Dowsley, diretor de transformação digital do Grupo Soma e Guilherme Horn, head do Whatsapp Brasil.
A SPOT Metrics, criada em 2015, no Rio de Janeiro, é especializada em inteligência de dados e em Software as a Service (SaaS) para o mercado de varejo físico. O trabalho da startup atende mais de 200 shoppings centers pelo Brasil e impacta mais de 33 milhões de pessoas em sua base de informações espalhada pelo país. O objetivo da empresa é mapear dados, por meio de um CRM (Customer Relationship Management), o mOS, para utilizar em estratégias de campanhas e promoções pensadas a partir das preferências individuais de cada perfil, trazendo ações estratégicas com maior eficiência e alcance.
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