A Natura inaugurou um novo conceito de loja nesta sexta-feira (10). A unidade que recebeu o modelo está localizada no Shopping Barra, em Salvador e marca a chegada das lojas próprias da Natura ao Nordeste. A intenção da marca de cosméticos é valorizar a história da empresa. O conceito se alinha ao novo posicionamento da marca, “O Mundo É Mais Bonito Com Você”.
Experiência digital e sustentável
Na nova loja, a empresa criou uma experiência virtual de Ekos, uma das linhas Natura. A experiência conta com um óculos de realidade virtual que mostra as comunidades extrativistas da Natura. Além disso, os consumidores podem usar um espelho virtual para provar maquiagem e fazer uma avaliação de diagnóstico de pele para indicação da melhor solução de hidratação.
Para facilitar a experiência do pagamento, ele também poderá ser feito por sistema mobile, que prescinde de caixa, trazendo uma experiência de compra mais dinâmica e fluída.
A loja também é um ponto de logística reversa. O consumidor poderá retornar a embalagem de qualquer produto cosmético já utilizado, que será transformado em novos frascos de produto. Atualmente, por meio do uso de plástico reciclado em embalagens, a Natura afirma que evita que o equivalente a 9 milhões de garrafas PET sejam descartadas no meio ambiente anualmente.
A marca segmentou a loja em três ilhas principais, que permitem experimentação de produtos e conhecimento dos ingredientes da biodiversidade por trás dos produtos icônicos da Natura. A primeira ilha, com produtos de cuidados pessoais, traz a linha Ekos, que é 100% vegana e conta com mais de 90% de ingredientes naturais, ao priorizar o uso de ativos da biodiversidade amazônica.
A Casa de Perfumaria do Brasil, que traz as fragrâncias exclusivas da Natura, com ingredientes da biodiversidade brasileira, álcool orgânico e vidro reciclado, ocupa outra ilha central no novo conceito. A nova loja tem uma estação de serviços de cuidados com o rosto e maquiagem, com todo o portfolio de Chronos disponível, além dos produtos de maquiagem que realçam as identidades e a beleza de cada um.
O conceito
Desenvolvido em parceria com a Metro Arquitetos, o projeto trouxe como inspiração os elementos da arquitetura modernista brasileira. A Natura quer mostrar aos consumidores seu compromisso com a sustentabilidade e a inspiração na natureza.
“Usamos materiais em seu estado natural e formas orgânicas para criar um ambiente que apela a todos os sentidos, equilibrando exposição de produtos com informação e experiência”, afirma Martin Corullon, sócio do Metro Arquitetos, escritório responsável pelo projeto.
A inauguração na capital baiana faz parte do plano de expansão da Natura, que tem outras 37 unidades no Brasil e nove no exterior. A marca pretende abrir outras unidades no segundo semestre em outros estados. A empresa disse que, para chegar ao conceito, partiu da ideia de valorizar a experiência do consumidor.
“No ano em que completamos 50 anos de história, optamos por lançar um novo conceito de loja, com inovações importantes na comunicação, tornando mais claros os nossos compromissos e causas para o consumidor, que busca uma experiência de compra cada vez mais prazerosa e complementar aos demais canais de venda, como a venda por relações e o e-commerce”, afirma Paula Andrade, diretora de Varejo da Natura.
Fonte: Novarejo