Na estreia europeia do documentário “For the Love of Fashion”, Alexandra Cousteau, globalmente reconhecida como líder em questões de gestão de água e sustentabilidade, e Jeffrey Hogue, diretor de sustentabilidade da C&A, realçaram a necessidade de uma mudança de paradigma na cadeia de valor do algodão.
“Aproximadamente 50% de todas as peças de roupa produzidas globalmente são criadas com algodão, mas o cultivo convencional do algodão arrisca-se a prejudicar o nosso planeta de forma irreparável”, afirmou Cousteau no evento de apresentação do documentário em Berlim. “Estamos entusiasmados por apoiar um documentário que apresenta práticas de produção de algodão mais sustentáveis. Em última instância, gostaríamos de consciencializar marcas e clientes para o facto de um algodão mais sustentável ter vantagens significativas para as pessoas e para o planeta”, refere Hogue.
O documentário de 60 minutos é apresentado por Cousteau, que viaja até à Índia, Estados Unidos e Alemanha, e revela aos espetadores a importância da mudança para métodos de produção mais sustentáveis. 2,4% dos terrenos de cultivo do mundo estão destinados à plantação de algodão e no entanto este cultivo ainda representa 24% e 11% das vendas globais de inseticidas e pesticidas, respetivamente. O algodão orgânico permite benefícios económicos e ambientais substanciais, mas representa menos de 1% do cultivo anual total no mundo.
No documentário, Cousteau aventura-se nos campos de algodão em Madhya Pradesh, Índia, para ver a produção de algodão em ação e encontrar-se com produtores locais cujas vidas foram consideravelmente melhoradas após mudarem dos métodos convencionais de produção para métodos sustentáveis. Cousteau conversa com colaboradores de ONGs e outras entidades e com líderes da indústria na Alemanha e EUA. Também entrevista os especialistas em sustentabilidade da C&A, enquanto uma das empresas de moda mais inovadoras, com o intuito de analisar a necessidade global para mudar para o cultivo de algodão orgânico, chamando a atenção para a necessidade de uma ação a nível internacional. “Os consumidores europeus de moda precisam de compreender que as suas escolhas têm importância para apoiar um desenvolvimento sustentável nos países produtores de algodão”, comenta Hogue.
Deborah Armstrong, vice-presidente executiva do National Geographic Partners Europe, realça que: “O National Geographic acredita no poder da ciência, exploração e storytelling para mudar o mundo. O modo como a roupa é produzida tem um impacto no nosso ambiente de uma forma em que poucas pessoas pensam. ‘For the Love of Fashion’ vai destacar este impacto e potenciais soluções de maneira a impactar todos os nossos públicos em todo o mundo.”
Com mais de 1.575 lojas em 21 países europeus e mais de 35.000 colaboradores, a C&A Europa é uma das marcas de moda líderes na Europa. A C&A Europa recebe cada dia mais de dois milhões de clientes, disponibilizando moda de qualidade a preços acessíveis para toda a família. A C&A Europa é uma empresa da Cofra Holding AG. Além das lojas na Europa, a C&A também está presente no Brasil, México e China. A C&A é uma das maiores redes de retalho do mundo que vende roupa produzida com algodão orgânico. Em 2012, a C&A foi a empresa de retalho de moda de algodão orgânico mais importante do mundo, com vendas de 85 milhões de peças, 30 por cento do total das receitas provenientes da venda de roupas de algodão. Em 2013, esse número chegou a 38 por cento. Em 2014, foi a empresa número um do mundo no uso de algodão orgânico certificado e Têxtil Exchange a ficou em primeiro lugar na lista das dez empresas que mais utilizam algodão orgânico.