Em função da crise, o varejo – assim como outros setores – tem aumentado seu quadro de funcionários multitarefas. Ou seja, as empresas estão focando profissionais capazes de executar diferentes atividades ao mesmo tempo. Essa necessidade aumentou após a crise econômica, que levou à redução do quadro de pessoal. Entretanto, devido ao alto turnover do segmento, o que tem dado maior retorno para os varejistas é apostar em líderes multifuncionais.
“Estamos com um projeto importante para uma rede e identificamos que capacitar líderes como multitarefas e torná-los multiplicadores das atividades é o mais indicado”, explica Giselle Franco, gerente executiva da Thomas Case & Associados, consultoria de soluções em gestão de pessoas. “O ideal é que todo time esteja preparado para atuar em várias frentes, mas começando pela liderança ganhamos a força do exemplo”, completa. Segundo ela, a demanda por treinamento para capacitação em multifunções dobrou nos últimos 12 meses.
A executiva explica que, no projeto em andamento, o programa conta com módulos ministrados a cada trimestre. “Dessa forma, temos oportunidade de verificar no chão de loja o que está sendo implementado, além de acompanhar e intensificar o que for necessário no módulo seguinte”, afirma Giselle.
Segundo a gerente, para desenvolver um treinamento adequado, é preciso considerar primeiramente que existem os multitarefas e os multitarefas sequenciais. O primeiro é aquele que realiza tudo ao mesmo tempo e, o segundo, precisa organizar as tarefas em sequência antes de realizá-las. Giselle explica para que cada um deles muda o modelo de treinamento, a metodologia e a técnica de ensinamento.
A preparação dos colaboradores para atuar em diversas frentes precisa ser assertiva. “No final de tudo, precisamos ter clientes satisfeitos e funcionários produtivos em vez de sobrecarregados. É isso que vai gerar lucro para o negócio”, finaliza a gerente executiva da Thomas Case.
Fonte: Supermercado Moderno