O mercado de microfranquias tem ignorado a crise econômica e cresce a dois dígitos ano após ano. Em 2016, o crescimento de marcas que atuam exclusivamente, ou não, com o modelo, cresceu 12%. Nos últimos quatro anos, o crescimento foi de 45%, segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que identificou o perfil das microfranquias do País.
As microfranquias são as redes que atuam no modelo de franchising e que requeriam, até o ano passado, um investimento inicial de R$ 80 mil. Para este ano, a ABF considera um investimento inicial de R$ 90 mil. Em 2016, elas somaram 557 redes – 18% dos total de marcas que atuam no sistema de
franquias, que deve encerrar o ano em 3.039 redes.
O crescimento do formato de baixo custo foi impulsionado pela crise econômica, segundo Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF. “Com a crise, tivemos a oportunidade de testar novos produtos e serviços. E à medida que a economia se retrai, as redes precisam criar outros formatos para
crescer”, afirma.
O que se viu foram grandes redes criando um formato “fit”, de menor investimento, para conseguir atrair investidores e continuar expandindo. “A crise ajuda a cutucar os empresários”, diz.
Quem são elas
Segundo o estudo, 79,8% das redes operam exclusivamente com o modelo de microfranquias, ao passo que 20,2% desse total é formado por marcas multiformato – que atuam com modelos tradicionais e microfranquias.
Das marcas que não atuam com as franquias de baixo custo, 36% dizem ter interesse em atender neste formato. Além disso, 25% das redes de microfranquias têm entre 1 a 10 unidades; e 31% delas têm acima de 100 unidades.
A média de investimento das redes que atuam exclusivamente com microfranquias ficou em R$ 44 mil no ano passado. Entre as redes que possuem o modelo tradicional e o modelo de microfranquias, o investimento inicial médio ficou em R$ 166 mil e R$ 54 mil, respectivamente.
Já o retorno médio de investimento das redes que atuam apenas com microfranquia é de um ano. A pesquisa mostra que 64% das microfranquias estão em rua e o Sudeste concentra esse modelo.
Perfil do empreendedores
Ao contrário do que se pode supor, o perfil dos empreendedores que escolhem a microfranquia como caminho para empreender é tão profissional quanto o de uma franquia tradicional.
A maioria desses empreendedores tem ensino superior completo e idade entre 26 a 35 anos. O público, entre as redes de microfranquias, é predominantemente masculino (42%).
A pesquisa mostrou que os franqueadores esperam que os empreendedores desse modelo exerçam uma atividade, predominantemente, comercial.
Fonte: NOVAREJO