Termo comum para quem trabalha com marketing, o trade marketing engloba uma série de competências. Entre elas, a diferenciação dos produtos nos pontos-de-venda, normalmente supervisionada por promotores que visitam os estabelecimentos avaliando a exposição dos produtos, preços e disponibilidades.
Ciente dessa realidade e do aumento constante de consumo de bens por e-commerce, a startup Lett desenvolveu uma ferramenta de trade marketing que transporta esse conceito físico para o mundo digital.
“Usamos tecnologias baseadas em machine learning e inteligência artificial para fazer a coleta automatizada de informações sobre produtos comercializados em diversos sites. Com esses dados, compilamos indicadores de performance que permitem ao nosso cliente tomar ações para melhorar seu desempenho de vendas”, explica Davi Song, CEO e cofundador da Lett.
Não à toa, pouco depois que desenvolveu esse modelo de negócio, no final de 2015, a startup chamou a atenção da Nestlé, que acabou se tornando seu primeiro e principal cliente. “Inovação é a regra do jogo para a nossa indústria. E só inova quem tem uma grande rede de parceiros que une empreendedores, mentores e patrocinadores. E a Lett nos apoiou muito na construção de inteligência para e-commerce”, diz José Pereira Júnior, Head de inovação e novos modelos de negócios da Nestlé.
“Compramos tradicionalmente produtos alimentícios dentro dos supermercados e feiras. Mas ao migrar para o ambiente digital, precisamos entender qual a dinâmica de compra, o que o consumidor acha ou não legal – e a Lett nos ajudou desde o começo a pensar na melhor forma de lidar com esse formato”, complementa José.
Após um período piloto, que durou seis meses, Nestlé decidiu renovar o contrato por um período mais longo, integrando a startup ao seu grupo de parceiros de vendas digitais.
“Imagine um site de uma rede de supermercados que comercialize 200 produtos da marca Nestlé. Nosso trabalho é executar uma auditoria, um serviço de compliance que pode descobrir que 50 desses produtos estão com imagens desatualizadas e outros 30 com títulos incorretos”, exemplifica Davi Song, ressaltando que a gigante do setor de alimentos conta com um portfólio de 800 produtos rastreados em mais de 60 e-commerces.
O CEO aponta a parceria como vital para o patamar atingido pela Lett, cuja cartela de clientes não se resume a empresas brasileiras, mas também em países da América Latina, como Argentina, México e Chile. “Geramos uma inteligência de mercado e crescemos junto com eles”, finaliza.
Fonte: Época Negócios