A Cia. Hering, fabricante e varejista de artigos de vestuário, reportou no terceiro trimestre queda de 41,2% no lucro líquido em comparação com o mesmo intervalo do ano passado, para R$ 57,5 milhões.
Em relatório, a companhia informou que a queda no lucro deveu-se ao cenário de recessão econômica no país, que causou retração nas vendas no varejo.
O lucro também foi impactado por efeitos não recorrentes do reconhecimento de R$ 53,5 milhões em imposto de renda e contribuição social no terceiro trimestre e receita financeira, proveniente da liquidação e dissolução da subsidiária Hering Overseas e liquidação de dívida intercompany.
No terceiro trimestre, a receita líquida chegou a R$ 350,6 milhões, o que representou uma redução de 0,8% em comparação ao mesmo intervalo de 2015. A companhia apresentou crescimento de 9,3% nas vendas brutas da Hering Kids e de 5,7% nas vendas da PUC. Em contrapartida, houve queda de 4,1% nas vendas da Hering e de 18,2% na Dzarm.
Em relação aos canais de varejo, as redes de franquias registraram expansão de 4,2% nas vendas no trimestre. No comércio eletrônico, as vendas aumentaram 25%. Já nas lojas próprias as vendas encolheram 2,6% e nas redes multimarcas a queda foi de 8,6%.
No trimestre, as despesas operacionais da Cia. Hering aumentaram 0,6%, para R$ 106,2 milhões. As despesas gerais, administrativas e com remuneração de administradores cresceu 4,6%, para R$ 12,9 milhões.
O resultado também foi impactado por um aumento de 42,9% de “outras receitas e despesas”, devido principalmente ao depósito de R$ 5,4 milhões ao Fundo Protege Goiás.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) caiu 11,1% no terceiro trimestre, para R$ 48,8 milhões.